Lula pelo Nordeste participa de ato pela educação e redução da pobreza no Piauí [vídeo]

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em sua caravana pelo Nordeste, participa nesta terça-feira (17/08) de ato em defesa da educação e do enfrentamento à pobreza no estado do Piauí.

Lula lembrou que Guaribas, no interior piauiense, foi o local escolhido para o lançamento do programa Fome Zero seu primeiro governo, há 17 anos. O município fica a 653 km de Teresina, capital do estado.

“Nossos alunos e alunas reconhecem a grandiosidade que foi Lula para o Brasil. Não é à toa que se rendem em homenagens a ele. O Nordeste sabe bem onde estávamos e onde chegamos com um governo que foi democrático e estendeu seu trabalho aos mais pobres”, disse o governador Wellington Dias (PT).

Leia também

Ciro Nogueira sente comichão com chegada de Lula ao Piauí; Bolsonaro teme ser chifrado pelo Centrão no Nordeste

Ou Bolsonaro dá o golpe, ou Bolsonaro sai preso; presidente começou tocar o berrante

Lula: ‘O povo vai receber Bolsa Família de 400 reais e não vai votar em Bolsonaro’ [vídeo]

O governador piauiense tem razão. Antes de Lula, em 2000, cerca de 58% da população era analfabeta e em 2010 o município reduziu para 14,6% de analfabetos –segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso graças ao Bolsa Família criado pelo governo do PT.

“Há 40 anos atrás, o Piauí era sinônimo de pobreza, desemprego, evasão escolar, desnutrição e mortalidade infantil. Hoje, o estado é símbolo dos estados que mais crescem no País, que mais tem educação, do infantil ao universitário”, testemunhou o ex-presidente.

Lula disse que a educação é a principal herança que um pai e uma mãe podem deixar para seu filho. Ele citou a própria experiência: da família, foi o primeiro a ter o diploma primário; o primeiro a ter curso no Senai; a ter emprego; sair para jantar com a família; e se eleger a presidente da República. “Graças a um diploma”, ressaltou.

Assista ao vídeo Lula pelo Nordeste