O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (9) que ainda não decidiu se será candidato à reeleição em 2026, mas garantiu que se depender de sua disposição atual, entrará na disputa.
Em tom irônico, o petista disse que “os adversários devem estar mais preocupados” que ele, porque sabem da dificuldade de derrotá-lo nas urnas.
Em entrevista à Rádio Piatã FM, na Bahia, Lula afirmou que sua eventual candidatura passará por uma avaliação coletiva dentro do PT e dependerá de sua condição física e motivação política.
“Não depende só de mim. Depende do partido, de outras pessoas que estão comigo. Eu sou um homem de 80 anos de idade. Um homem ou uma mulher que tem uma causa não consegue impedir que os anos passem, mas se tiver uma causa para lutar, não ficam velhos”, declarou.
O presidente foi categórico ao afirmar que, se mantiver o vigor e a energia que sente hoje, buscará o quarto mandato.
“Se eu estiver com a motivação que tenho hoje, com o vigor que tenho hoje, não tenho dúvida de que serei candidato para ganhar as eleições”, afirmou.
“Tenho certeza de que nossos possíveis adversários devem estar muito mais preocupados do que eu, porque eles sabem que vai ser difícil derrotar a gente na eleição”, provocou.
Lula também falou sobre o futuro político de aliados e ministros, dizendo que não impedirá quem quiser disputar cargos em 2026.
“Eu tenho vários ministros importantes que eu não gostaria que deixassem o governo, mas não tenho o direito de exigir sacrifício de quem tem chance de se eleger. O Brasil precisa de novas lideranças, e eu não vou impedir que elas cresçam”, declarou.
Ao comparar o momento atual com seu segundo mandato (2006–2010), Lula afirmou que o país voltou a crescer sob sua gestão.
“Quando voltamos, pegamos um país semi-destruído. Desde que deixei a Presidência em 2010, o Brasil não tinha crescido acima de 3%. Só foi crescer quando voltei. Cresceu 3,2%, 3,4%, e este ano vai continuar”, disse, destacando os programas sociais e a política de reindustrialização do governo.
O petista também enfatizou o compromisso com políticas de inclusão e sustentabilidade.
“Estamos fazendo mais do que fizemos nos outros governos: mais políticas de inclusão social, mais participação da sociedade, mais cuidado com o clima, com a saúde e com a educação”, ressaltou.
A fala do presidente ocorreu no mesmo dia em que a pesquisa Genial/Quaest confirmou sua liderança em todos os cenários de primeiro turno para 2026.
O levantamento mostra Lula com vantagem de nove pontos sobre Ciro Gomes (PDT), dez sobre Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030, e doze sobre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL).
O presidente também aparece à frente de Ratinho Júnior (PSD) por treze pontos, de Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil) por quinze, e de Eduardo Leite (PSDB) por vinte e três.
A sondagem, feita entre 2 e 5 de outubro, ouviu 2.004 eleitores em 120 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Os dados reforçam a leitura política dentro e fora do Planalto: Lula segue firme no tabuleiro e, se mantiver o fôlego, entrará no jogo para vencer.
Leia também no Blog do Esmael: 3 x 1: Bolsonaro a um passo da inelegibilidade: julgamento no TSE ao vivo; Bolsonaro inelegível: e agora, direita? Entrevista ao vivo com Oswaldo Eustáquio; Bolsonaro inelegível enquanto Trump segue candidato, compara o New York Times

Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.




