Kim Jong-un declara que derrotou o coronavírus na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, declara que o coronavírus foi derrotado no país e ordena que as restrições introduzidas em maio sejam suspensas.

O anúncio foi feito pela agência de notícias estatal da Coreia do Norte KCNA nesta quinta-feira, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Desde 29 de julho, nenhum novo caso de infecção foi registrado no país.

O número oficial de mortos na Coreia do Norte como resultado da covid-19 é de 79 em uma população de aproximadamente 26 milhões.

Na vizinha Coreia do Sul, com aproximadamente o dobro de habitantes – cerca de 52 milhões – foram registradas mais de 25.000 mortes. Isso é mostrado por um cálculo atual do site de estatísticas Worldometer.

Kim Jong-un chama o modesto número de mortos em comparação com outros países de um ‘milagre inédito’, relata a KCNA.

Economia

Especialistas estão céticos em relação à contagem do país fechado e disseram anteriormente que é improvável que o número oficial de mortos represente o quadro completo.

Também foi surpreendente que a Coreia do Norte, ao contrário de praticamente todos os outros países do mundo, não tenha registrado um único caso de infecção antes de 12 de maio de 2022.

Quando a covid-19 apareceu pela primeira vez no início de 2020, a Coreia do Norte rapidamente se isolou completamente do mundo exterior, informou a revista médica The Lancet no final de junho.

De acordo com o The Lancet, a Coreia do Norte tem capacidade limitada para testar cidadãos para covid-19 e não se sabe qual proporção da população foi vacinada.

A Coreia do Norte não divulgou números para o número de infectados. Mas as autoridades publicaram estatísticas sobre casos de ‘febre’.

Estes atingiram o pico em 15 de maio com quase 400 mil casos de febre. Isso foi seguido por um declínio constante para cerca de 100 mil novos casos por dia até o final do mês.

Nem todos os casos de febre são desencadeados por covid-19, e nem todos os casos de covid-19 são caracterizados por febre, enfatiza The Lancet.

– No entanto, este é o único dado disponível. Até 18 de junho, inclusive, entre quatro e seis milhões de norte-coreanos – correspondendo a aproximadamente 18% da população – haviam sido diagnosticados com febre desde o final de abril, escreve The Lancet.

Ekstra Bladet

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *