Governo Beto Richa jura que vai pagar o leite das criancinhas na segunda

Em nota de esclarecimento, o governo Beto Richa colocou a culpa na Cooperativa dos Produtores do Alto Ribeira pelo não pagamento do leite produzido pelos agricultores familiares; coordenação do Programa Leite das Crianças diz que  organização não teria prestado contas; fornecimento do produto foi suspenso em Colombo e Bocaiúva do Sul, conforme troca de e-mails divulgado pelo blog nesta sexta; governo do Paraná promete pagar os atrasados na segunda 16.
Em nota de esclarecimento, o governo Beto Richa colocou a culpa na Cooperativa dos Produtores do Alto Ribeira pelo não pagamento do leite produzido pelos agricultores familiares; coordenação do Programa Leite das Crianças diz que organização não teria prestado contas; fornecimento do produto foi suspenso em Colombo e Bocaiúva do Sul, conforme troca de e-mails divulgado pelo blog nesta sexta; governo do Paraná promete pagar os atrasados na segunda 16.
A coordenadora do Programa Leite das Crianças, Cristiane Puchevaillo Souza, por meio de nota de esclarecimento, nesta sexta 13, prometeu regularizar o pagamento dos fornecedores de leite para atender criancinhas pobres na próxima segunda 16. Em nome do governo, a moça culpa a inadimplência da Cooperativa dos Produtores do Alto Ribeira pelo não recebimento dos atrasado.

No e-mail trocado entre o representante da Cooperativa e a representante da Secretaria da Educação da àrea Norte, conforme registro de hoje neste blog, ficou claro que “algum (sic) dos nossos produtores deixaram de fornecer leite até o pagamento, pois se tratam de agricultores familiares e dependem deste leite para sua sobrevivência, por esse motivo não poderemos cumprir com toda a entrega deixando de fornecer leite para os municípios de Colombo e Bocaiúva do Sul”.

Na nota de esclarecimento, no entanto, diz que “[a cooperativa] pretendia suspender parcialmente o fornecimento, em função de atraso no pagamento referente ao mês de julho”.

A seguir, a íntegra da nota do Governo do Paraná:

As crianças dos municípios de Colombo e Bocaiúva do Sul, Itaperuçu e Rio Branco do Sul estão recebendo o Leite das Crianças normalmente – não houve interrupção no fornecimento. Como o próprio email da usina postado na nota diz, a Cooperativa dos Produtores do Alto Ribeira informa, em 12/09/2013, que pretendia suspender parcialmente o fornecimento, em função de atraso no pagamento referente ao mês de julho.

Esclarecemos que o pagamento referente ao mês de julho deveria ter sido realizado no dia 20 de agosto, data estabelecida contratualmente, porém a Cooperativa dos Produtores do Alto Ribeira não recebeu o pagamento nesta data porque estava com débito pendente junto ao INSS. Sem a certidão de regularidade fiscal, o Estado é constitucionalmente proibido de efetuar qualquer pagamento aos seus fornecedores. O problema, portanto, ocorreu devido à  inadimplência da cooperativa, e não por má vontade da coordenação do Programa Leite das Crianças ou do Governo do Estado.

Economia

A Cooperativa apresentou a certidão no dia 27 de agosto e o pagamento deverá ser realizado até segunda-feira.

Atenciosamente

Cristiane Puchevaiilo Souza
Coordenadora do Programa Leite das Crianças

Deixe um comentário