Mário Milani, criador do gestual “L” de Lula, lança livro hoje às 19h em Curitiba

  • A Voz do Gesto, livro de Mário Milani conta a história da criação do “L” de Lula – um fenômeno de mídia

Na campanha presidencial de 1989, a Internet engatinhava no Brasil. Nem mesmo o termo viralizar, no sentido de compartilhamento em massa, existia. Mas o gestual do “L”, criado por Mario Milani para a campanha de Lula à Presidência, já viralizava, em um grande fenômeno de mídia.

E a história desse fenômeno que o livro de Milani, A Voz do Gesto, nos mostra. Tem o prefácio do presidente Lula. Uma história de persistência e crença em uma ideia. Uma ideia que tem embutida a simplicidade da genialidade.

Trinta e três anos depois da sua criação, o gestual do “L” de Milani ainda viraliza. Agora com amplo acolhimento nas mais diversas redes sociais. Um fenômeno raro de mídia pela sua perenidade. Em um mundo cada vez mais líquido, o gestual do L mostra que ideias sólidas persistem.

Em seu livro, Milani nos conta sobre a concepção do gestual, a luta de para a sua aceitação entre os dirigentes petistas e de como, uma ideia genial, se alastrou pelo país em tempos da pré-história das redes sociais.

Nesta campanha presidencial, o gestual do “L” voltou com força em todos os segmentos sociais. É claro que o carisma de Lula e sua história política ajudam.

O gestual criado por Milani, terá registro marcante na história da construção do carisma do próprio Lula.

Economia

A resumir: um livro imperdível para quem que se interessa pela história recente do país. Lançamento dia 27/08, às 19 horas, NINA BAR. [Rua Marechal Deodoro, 847 – Curitiba. Contato: 99838-7777.]

Mário Milani, criador do “L” de Lula, foi entrevistado há um mês pelo Blog do Esmael

O jornalista e publicitário Mário Milani foi o entrevistado do Blog do Esmael em 25/07 com transmissão multicanais nas redes sociais [YouTube, Facebook, Twitter e LinkedIn].

Mário Milani anunciou o lançando o livro “A voz do gesto”, publicação de 200 páginas em que ele conta a história do “L”, de Lula.

Milani, um jovem de 64 anos, colocou em livro uma das mais emblemáticas peças publicitárias das campanhas eleitorais no Brasil: o “L”, de Lula, feito com o dedo indicador e o polegar exibidos em ângulo de 90º, desde a primeira campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em 1989.

– Na época, sem dinheiro, buscávamos uma forma de divulgar o nome do candidato de forma simples, fácil e barata. Foi quando criei o “L” – antecipa Milani.

A ideia pegou e, desde então, o gesto não verbal acompanha Lula em sua trajetória pela vida pública brasileira, extrapolando para as redes sociais e entre aqueles que buscam apoiar e votar em Lula presidente.

A edição, em pré-lançamento, registra o depoimento do próprio Lula em prefácio e de outros personagens que fizeram parte dessa história, além de conteúdo bibliográfico dos principais gestos não verbais utilizados pelo homem ao longo de sua história.

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

Veja como foi a entrevista com Mário Milani:

LEIA TAMBÉM