Eduardo Leite é mais uma tentativa de terceira via da Globo contra o ex-presidente Lula

O Jornal Nacional, da TV Globo, dedicou preciosos 5 minutos ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que esta semana se declarou gay pela primeira vez em público. Ato contínuo, o PSDB nacional monitorou as redes sociais e comemorou 100 mil novos seguidores para o tucano gaúcho [veja o relatório abaixo].

Segundo políticos do PSDB ouvidos pelo Blog do Esmael, ao assumir publicamente que é gay, Eduardo Leite fez um cálculo político com base em experimentos na Europa. O primeiro-ministro Xavier Bettel, 42 anos, por exemplo, é o primeiro chefe de Governo homossexual de Luxemburgo.

A primeira-ministra islandesa Johanna Sigurdardottir, no poder desde 2009, se casou com sua esposa em 2010, mas a Islândia não integra a UE.

De acordo com o relatório do PSDB nas redes, que o Blog do Esmael teve acesso, houve um crescimento de seguidores e curtidas ao “primeiro governador assumidamente gay” no Brasil.

Crescimento das redes. Fonte: Equipe Redes PSDB

  • Mais de 100 mil de seguidores nas redes sociais nos últimos 2 dias;
  • Mais de 7299,4% de retweets e compartilhamentos nos últimos 2 dias;
  • Mais 4845,6% de comentários em postagens do perfil oficial do twitter de Eduardo Leite; e
  • 900 mil curtidas em postagens nas redes sociais em dois dias.

Leia também

Globo procura uma terceira via contra Lula

Em termos de repercussão, houve um massacre contra as citações do governador de São Paulo João Doria. Ele compete com Leite e o ex-prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, o direito de concorrer à Presidência da República pelo PSDB. O partido realizará convenções nacionais em breve.

A superexposição de Eduardo Leite pela Globo é mais uma tentativa de encontra a terceira via contra o favoritismo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que é líder absoluto em todas as pesquisas de opinião. Hoje, o petista venceria já no primeiro turno.

Economia

A Globo já experimentou como “tertius” o ex-juiz Sergio Moro, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o banqueiro João Amoêdo, o apresentador Luciano Huck e até o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia.

Por fora, o ex-ministro Ciro Gomes acredita que só ele pode ir para o segundo turno e derrotar Lula. O pedetista se coloca na prateleira como antipetista mais viável. No entanto, os Marinho não confiam no ex-governador cearense.

Clique aqui para ler a íntegra do relatório da Equipe Redes PSDB.