Bolsonaro precisa ‘soltar o rabo’ para baixar o preço dos combustíveis, sugere Lula

O ex-presidente Lula, pré-candidato do PT à Presidência da República, sugeriu nesta terça (24/05) que o presidente cessante Jair Bolsonaro, do PL, precisa ‘soltar o rabo’ para que o preço dos combustíveis baixem no País.

Para Lula, Bolsonaro tem o “rabo preso” – isto é, o presidente está comprometido com o atual modelo de paridade de preço internacional na Petrobras – e que falta “coragem” ao mandatário cessante.

– O Bolsonaro precisa parar de falar bobagem, precisa parar de ficar dizendo que tem vontade de dar murro na mesa. Não é trocando o presidente [da Petrobras], não. Se a Petrobras é tão importante, assuma ele a presidência da Petrobras. O que ele tem que ter é coragem. Porque, na verdade, o que ele tem é o rabo preso aos preços internacionais – disse Lula em entrevista à Rádio Mais Brasil News, de Manaus (AM).

Lula ainda ensinou como Bolsonaro deve proceder para ‘soltar o rabo’, qual seja, reduzir os preços dos combustíveis para os consumidores brasileiros:

– Ele [Bolsonaro] pode fazer uma reunião com o Conselho Nacional de Política Energética, trazer a Petrobras para a mesa. Traga o conselho da Petrobras e decida que o preço não será dolarizado, que nós não vamos pagar o preço internacional – orientou o petista.

Bolsonaro está batendo biela na Petrobras, trocando o comando, no entanto, ele insiste em manter a atual política de preços na petrolífera inaugurada no governo Michel Temer (MDB). O modelo de paridade com o dólar e a cotação internacional do petróleo encarece os combustíveis para os consumidores enquanto os acionistas faturam como em nenhum lugar do mundo, embora o Brasil seja autossuficiente na produção do petróleo.

– O Brasil precisa ser reconstruído do ponto de vista social, político, e econômico. É preciso trazer de volta a alegria para esse país para que as pessoas tenham o prazer de ser brasileiro, de ter emprego, de ter um bom salário e de consumir o que produz – completou Lula.

Veja também  Benedita, Crivella e Martha travam emocionante batalha pelo 2º turno no Rio

O ex-senador Roberto Requião, pré-candidato do PT ao governo do Paraná, também exercitou hoje sua verve nacionalista em defesa da soberania nacional.

– Urubus rei voejam sobre a Petrobras comandado por Bolsonaro que está destruindo o Brasil. Porra! É simples! O petróleo é nosso! – escreveu no Twitter.

Ao Blog do Esmael, Requião avaliou que Bolsonaro trocou um “panaca” por outro pior.

O presidente da República nomeou Caio Mário Paes de Andrade para presidir a Petrobras, substituindo José Mauro Coelho, que durou apenas 40 dias no cargo.

Assista a íntegra da entrevista com Lula