Bolsonaro pode perder um terço dos deputados do PSL

O presidente Jair Bolsonaro pode sofrer um duro revés nos próximos dias, na Câmara, perdendo até um terço dos deputados da bancada do PSL.

De acordo com a jornalista Denise Rothenburg, do Correio Braziliense, dos 54 parlamentares eleitos pelo PSL ao menos 18 estão dispostos a deixar a agremiação.

Os deputados descontentes com Bolsonaro e o PSL aproveitarão a janela de abril de 2020 para trocar de camisa, sem que isso se configure em infidelidade partidária.

Os partidos aliados ao Planalto já armaram suas redes para conquistar parlamentares do PSL. Sim, redes. O cálculo de muitos é o de que pelo menos 18 deputados estão na iminência de deixar a legenda. Só não saíram ainda porque precisam dar um jeito de evitar perder o mandato por infidelidade partidária.

LEIA TAMBÉM
Moro derrota Bolsonaro

Zeca Dirceu: ‘Aliados de Bolsonaro indo de mal a pior pelo mundo’

Economia

PODEMOS cogita abandonar Bolsonaro pela candidatura de Moro em 2022

“Se os parlamentares conseguirem estender para os deputados estaduais e federais a janela para troca de partido em abril de 2020, quem terá dor de cabeça é o presidente do PSL, Luciano Bivar. Nesse cenário, o PSL encolherá de 53 para 35 deputados, menor que o PT (54), PP (38) e o PSD (36)”, escreve a jornalista.

A colunista do Correio Braziliense avalia ainda que o risco é o PSL perder ainda mais posições na Casa.

“O PSDB, hoje com 32 deputados, o Republicano (antigo PRB), com 31, e o DEM, com 28, não veem a hora de atrair esses 18. Se nada mudar, o partido de Bolsonaro, que já foi comparado ao antigo PRN, de Fernando Collor, não durará nem um mandato como protagonista na Câmara. E pelo menos a curto prazo, nada indica que o partido terá paz.”