Bolsonaro no debate da Globo com detector de mentiras só existe no Blog do Esmael

O Blog do Esmael vai submeter o presidente cessante Jair Bolsonaro (PL) ao detector de mentiras durante o debate na TV Globo, sexta-feira (28/10), a partir das 21h30, depois da novela “Travessia”.

Na TV Esmael, canal de vídeos do Blog do Esmael, poderá servir de “segunda tela” do telespectador para saber se Bolsonaro estará mentindo ou falando a verdade nas perguntas e respostas.

Estão convocados para a tarefa de comentar o debate na Globo e as possíveis mentiras de Bolsonaro: Esmael Morais, Miton Alves, Ivan Ivanovick e Wilson Vieira.

Você vai encontrar neste texto

Enquanto Lula e Bolsonaro estiverem se confrontando nos estúdios da emissora carioca, a TV Esmael utilizará um “sofisticado software” que emitirá uma frequência sonora – caso o candidato minta aos telespectadores. Esse aviso poderá ser recebido pela pessoa que estiver conectada ao Blog do Esmael – ao vivo.

Esse modelo de detector de mentiras nunca falha, segundo especialistas da Universidade de Oslo.

Após o debate na Globo, até o ministro Alexandre de Moraes poderá se interessar pela tecnologia de ponta.

Economia

Essa inovação no debate de sexta poderá ser empregada a posteriori no inquérito das fake news, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Por que Bolsonaro foi escolhido para o detector?

As evidências indicam que Bolsonaro mente ao menos sete vezes ao dia, 210 vezes por mês, 2.520 mentiras por ano. Nos últimos quatro anos, em média, o atual presidente mentiu mais de 10 mil vezes.

Na última sabatina que ele participou, por exemplo, o “Estadão” verificou várias mentiras contadas pelo mandatário durante entrevista a jornalistas do pool de empresas jornalísticas.

Sobre o debate na Globo

O último debate presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), no próximo dia 28, terá o jornalista William Bonner como mediador na TV Globo. Confira abaixo.

O debate na Globo irá ao ar depois da novela “Travessia”, a partir das 21h30, nesta sexta.

Banco de minutos

Neste debate, os candidatos terão que administrar o próprio tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O tempo poderá ser utilizado e dividido da maneira como cada candidato preferir, mas não poderá ser ‘guardado’ de um bloco para o outro.

No primeiro bloco, por exemplo, cada um dos presidenciáveis receberá o tempo de 15 minutos. Se o candidato usar 1 minuto para fazer a primeira pergunta, terá 14 minutos restantes para fazer a tréplica, novos questionamentos ou responder questões feitas pelo adversário.

Blocos

O debate terá quatro blocos, sendo dois com temas livres e outros dois com temas determinados.

Confira a seguir a divisão dos blocos:

  • Primeiro bloco: 30 minutos de debate com tema livre. Cada candidato terá que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas;
  • Segundo bloco: 20 minutos de debate com temas determinados, sendo dividido em duas rodadas de 10 minutos. Cada candidato terá direito a escolher um tema que foi definido pelo Jornalismo da Globo. Neste bloco, os candidatos terão 5 minutos de fala para cada uma das rodadas;
  • Terceiro bloco: mais 30 minutos de debate com tema livre. Assim como no primeiro bloco, os candidatos terão que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas e respostas;
  • Quarto bloco: mais duas rodadas de 10 minutos com temas definidos, sendo que os candidatos terão 5 minutos de tempo de fala em cada rodada. Neste bloco, os candidatos também terão direito a 1 minuto e 30 segundos cada para considerações finais.

A ordem de quem começará questionando e quem começará respondendo em cada bloco foi definida em sorteio.

Direito de resposta

O candidato que sofrer uma ofensa pessoal do adversário pode pedir direito de resposta. A solicitação deve ser feita em silêncio, com o presidenciável levantando a mão para o mediador.

A produção do debate irá analisar o pedido. Caso o direito de resposta seja concedido, o candidato terá um minuto para responder às ofensas.

Assistir ao vivo – acione o lembre para o início da transmissão

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM