Aula inaugural sobre ‘O golpe de 2016’ na UFPR homenageou Marielle

O Teatro da Reitoria da UFPR, na noite de sexta-feira (16), foi o palco da aula inaugural sobre ‘O golpe de 2016″, conduzida pelos professores Ricardo Costa de Oliveira, do departamento de Ciências Sociais, e Andrea Caldas, diretora do Setor de Educação. O evento teve início com uma homenagem à Marielle, ativista social e vereadora do PSOL, assassinada no Rio de Janeiro, na quarta-feira (14). A emoção tomou conta do público, que entoava palavras de ordem de “Marielle, presente!, “Fora Temer” e “Fora golpistas”. Na platéia, muitas pessoas empunhavam cartazes improvisados exigindo a punição rigorosa para os assassinos e o fim da intervenção no Rio de Janeiro.

A aula, com o tema  ‘A República do nepotismo’ ministrada por Ricardo Oliveira, abordou as ligações dos grupos oligárquicos familiares com os partidos e as instituições do Estado. O sociólogo fez um amplo painel sobre as ligações políticas das famílias que integram o establishment no controle do aparelho de Estado. Além disso, nominou, com fina ironia, os laços de parentesco de algumas famílias políticas, provocando uma reação do público com apupos e até de sonoras gargalhadas coletivas.

Por sua vez, a Dra. Andrea Caldas, apresentou “Os cenários da conjuntura política desde do impeachment da presidente Dilma”. Para Caldas, o golpe foi uma operação política dos setores conservadores da sociedade e uma ruptura do pacto firmado pela Constituição de 1988. “O quadro atual de polarização e a crise política em curso não comportam saídas de conciliação. A tendência indica uma radicalização na disputa de rumos e projetos para o país, e os acontecimentos desta semana são elucidativos”, afirmou.

As inscrições para o curso ultrapassaram as expectativas dos organizadores, foram mais de 200, entre estudantes da UFPR, de outras instituições e pessoas de diversas procedências. O curso, ministrado por 21 professores da UFPR e mais 3 convidados externos, prossegue com mais 15 sessões até o mês de junho. Os participantes contarão com certificação.

*Foto de Melito, Mídia Ninja.

Economia