Atirador avisou no Facebook que iria fazer a carnificina nos EUA

► Vou atirar em uma escola primária’, postou no Facebook o atirador antes do massacre

O atirador de 18 anos passou por um guarda armado em uma escola do Texas, carregando um rifle que havia comprado dias antes do ataque. Pelo menos 19 crianças e dois professores foram mortos antes que o atirador fosse baleado por um agente da Patrulha da Fronteira.

Autoridades do Texas descreveram em detalhes assustadores nesta quarta-feira como um atirador de 18 anos atirou no rosto de sua avó e a deixou ferida em sua casa, dirigiu uma caminhonete que bateu em alta velocidade em uma escola primária próxima, e trocou tiros com policiais no local que não conseguiram detê-lo antes que ele matasse 19 crianças e dois professores em um massacre em uma única sala de aula.

De acordo com documentos preliminares de investigação descritos por um policial estadual, o atirador, identificado pela polícia como Salvador Ramos, usou um fuzil AR-15 nos assassinatos na terça-feira, e uma segunda arma semelhante foi deixada no caminhão do lado de fora. Ramos comprou as duas armas na última semana, logo após seu aniversário de 18 anos, disse o funcionário.

Não faz muito tempo que o Beto O’Rourke, ex-congressista, parecia sacrificar suas chances de ganhar um cargo estadual no Texas em favor de ganhar a indicação democrata para presidente ao adotar o controle de armas. Em um debate presidencial de 2020, ele disse: “Inferno, sim, vamos levar seu AR-15, seu AK-47”. Mas O’Rourke, que agora é o candidato democrata na corrida para governador deste ano, parece estar se concentrando de volta no meio do debate sobre armas depois de interromper a entrevista coletiva do governador Greg Abbott esta tarde.

O senador Chuck Schumer, o líder da maioria, disse na quarta-feira que não iria imediatamente forçar a votação de uma legislação amplamente popular para fortalecer a verificação de antecedentes que definhava há anos em meio à oposição republicana, mesmo quando alguns legisladores e ativistas democratas clamavam na sequência do massacre por ação imediata do Congresso.

Economia

Em vez disso, Schumer, o democrata de Nova York, disse que ele e membros de seu partido iriam buscar negociações com os republicanos em esforços para chegar a um acordo sobre a legislação sobre armas que teria apoio suficiente para superar um bloqueio do Partido Republicano e passar pelo Senado 50-50. Isso exigiria o apoio de pelo menos 10 republicanos se juntando a todos os democratas, uma barreira que as medidas de controle de armas não conseguiram escalar por uma década.

“Não vemos um motivo ou catalisador agora” para o tiroteio, disse Steven McCraw, diretor do Departamento de Segurança Pública do Texas.

– Eu odeio dizer isso, mas há mais pessoas que são baleadas todo fim de semana em Chicago do que nas escolas do Texas – disse o governador Abbott quando perguntado sobre as leis de armas em outros estados.

A altercação verbal com Beto O’Rourke que interrompeu a entrevista coletiva oficial começou quando o governador Greg Abbott, do Texas, passou o microfone para o tenente-governador Dan Patrick.

– O próximo tiroteio é agora, e você não está fazendo nada”, disse O’Rourke, um ex-congressista democrata que está concorrendo a governador. “Isso é totalmente previsível.” Alguém no palco com o governador gritou palavrões para O’Rourke.

Andy Stone, porta-voz do Meta, contestou a descrição do governador das postagens no Facebook feitas pelo atirador nos 30 minutos que antecederam o tiroteio, dizendo que iria atirar em sua avó e em uma escola. “As mensagens que o governador Abbott descreveu eram mensagens de texto privadas que foram descobertas após a terrível tragédia”, escreveu ele no Twitter.

– Continuaremos a discutir com os legisladores sobre todos os possíveis caminhos e caminhos que podemos seguir para garantir que as escolas sejam ainda mais seguras daqui para frente – disse o governador Abbott.

O tenente-governador Dan Patrick disse que limitar as entradas a apenas uma em escolas menores pode ser uma solução para manter os alunos seguros. Ele também sugeriu armar os professores.

– A capacidade de um jovem de 18 anos de comprar uma arma longa está em vigor há mais de 60 anos – disse o governador Abbott quando perguntado em entrevista coletiva se um jovem de 18 anos deveria ter acesso a armas como essa. usado no tiro. “Qualquer um que atira em outra pessoa tem um problema de saúde mental.”

Depois que Beto O’Rourke foi escoltado para fora do auditório durante a coletiva de imprensa oficial, ele começou a falar com a mídia do lado de fora em inglês e espanhol, criticando o governador Greg Abbott do Texas por não apoiar leis de bandeira vermelha, leis de armazenamento de armas e uma proibição total de AR-15 e AK-47.

– Este jovem de 18 anos, que acabou de completar 18 anos, comprou um AR-15 e o levou para uma escola primária, atirou no rosto de crianças e as matou – disse O’Rourke, que gritou. “Por que estamos deixando isso acontecer neste país? Por que isso está acontecendo neste estado? Ano após ano, cidade após cidade.”

A reação de Beto O’Rourke à carnificina indica que a eleição para o governo do Texas foi antecipado com esse tiroteio.

Do New York Times