Prefeito de Jacobina (BA), Tiago Dias, barra PRF

Alexandre de Moraes enquadra metrô de BH e diretor da PRF; PT pede prisão de bolsonarista

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais (CBTU-MG) libere o passe livre para os eleitores neste domingo (30/10), conforme decisão anterior da corte.

O TSE ordenou que a tarifa fosse de graça, das 7h às 18h, para os cidadãos que apresentassem o título de eleitor e precisassem utilizar o transporte para votar. No entanto, a CBTU, que é uma empresa pública federal, descumpriu a determinação judicial.

Além disso, Moraes ainda enquadrou diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, determinando que o agente se abstenha de realizar ilegalmente blitiz neste dia de eleição no segundo turno.

Economia

Vasques torce pela reeleição do presidente cessante Jair Bolsonaro (PL), por isso o diretor da PRF estaria autorizando operações sobre o transporte de eleitores. A ideia bolsonarista é ampliar o número de abstenções, segundo denúncias da coligação do candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Acompanhe ao vivo:

Gleisi Hoffmann: “pedimos a prisão do diretor-geral eral da PRF e dos Superintendentes Regionais que não estão cumprindo a decisão do TSE”.

A campanha petista relatou ao menos quatro operações da PRF:

Turismo Foz

  • Cuité (PB): prefeito denuncia blitz da PRF
  • Jacobina (BA): relato de blitz
  • Benevides (PA): PRF para ônibus com eleitores
  • Garanhuns (PE): bloqueio em Garanhuns

Em Jacobina (BA), o prefeito Tiago Dias (PCdoB) impediu que policiais federais realizassem operação no dia das eleições. Segundo ele, amanhã a PRF pode até colocar 50 viaturas. “Hoje, não”, reagiu. Abaixo, assista ao vídeo.

O senador eleito Flávio Dino (PSB), do Maranhão, também denunciou operação ilegal da PRF no estado.

– Recebi agora denúncia de blitz e apreensão de motos na zona rural de Caxias, efetuada pela Polícia Rodoviária Federal. Estamos fazendo a representação à Justiça Eleitoral para que apure a legalidade da operação policial – disse Dino.

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), pelo Twitter, comunicou que a coligação pediu a prisão do diretor bolsonarista da PRF.

– ATENÇÃO – pedimos a prisão do Diretor Geral da PRF e dos Superintendentes Regionais que não estão cumprindo a decisão do TSE. Peço aos parlamentares da nossa coligação que se dirijam aos locais das operações em seus estados e deem ordem de prisão aos policiais, inclusive PMs como no RJ – determinou a dirigente petista.

Assista ao vídeo:

LEIA TAMBÉM