61% acreditam que Joe Biden é “simplesmente velho demais”, diz pesquisa

Na corrida presidencial de 2020, o agora presidente Joe Biden conquistou o apoio de uma maioria expressiva nos Estados Unidos. No entanto, uma reviravolta significativa ocorreu, revelando uma ameaça crescente à sua busca pela reeleição: preocupações generalizadas sobre sua idade. Segundo uma nova pesquisa do The New York Times e do Siena College, mesmo entre seus apoiadores, a maioria agora considera que o presidente é muito velho para liderar efetivamente o país.

A pesquisa apontou para uma mudança fundamental na percepção dos eleitores que apoiaram Biden há quatro anos. Surpreendentemente, 61% acreditam que ele é “simplesmente velho demais” para ser um presidente eficaz. Uma parcela considerável está ainda mais preocupada: 19% dos que votaram em Biden em 2020 e 13% dos que planejam apoiá-lo em novembro acreditam que, devido à sua idade (81 anos), ele não é mais capaz de desempenhar o cargo.

As inquietações sobre a idade de Biden cortam transversalmente gerações, gêneros, raças e níveis educacionais, destacando a incapacidade do presidente em dissipar essas preocupações dentro de seu próprio partido. Setenta e três por cento de todos os eleitores registrados afirmam que ele é velho demais para ser eficaz, e 45% acreditam que ele não pode realizar o trabalho.

Essa inquietação, há muito presente em pesquisas e conversas reservadas com membros do Partido Democrata, parece intensificar-se à medida que Biden avança para garantir formalmente a indicação de seu partido. A pesquisa foi realizada mais de duas semanas após um aumento na atenção sobre sua idade em fevereiro, quando um conselheiro especial o descreveu como um “homem idoso bem-intencionado, com uma memória fraca” e “faculdades diminuídas com o avançar da idade”.

Pesquisas anteriores indicam que as reservas dos eleitores em relação à idade de Biden aumentaram ao longo do tempo. Em seis estados-chave pesquisados em outubro, 55% dos que votaram nele em 2020 consideravam que ele era velho demais para ser um presidente eficaz. Isso representa um aumento acentuado em relação aos 16% de democratas que compartilhavam essa preocupação em estados-pêndulo ligeiramente diferentes em 2020.

Diante desses números, fica evidente que a questão da idade do presidente Biden não é apenas uma narrativa etarista fabricada por opositores republicanos, mas uma preocupação genuína que permeia os eleitores de diversos segmentos da sociedade americana.

Economia

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário