Flávio Bolsonaro xinga Renan Calheiros de “vagabundo” em bate-boca na CPI da Covid [vídeo]

  • Omar Aziz (PSD-AM) suspendeu a reunião e disse que vai retomá-la após as votações no Plenário do Senado

O k-suco ferveu na CPI da Covid no Senado, que teve a sessão suspensa após intenso bate-boca entre o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da comissão de inquérito.

Flávio Bolsonaro disse que Fabio Wajngarten é uma pessoa “honesta” e o relator da CPI, Renan Calheiros, é “vagabundo”. O presidente da comissão suspendeu a sessão.

“Imagina a situação: um cidadão honesto ser preso por um vagabundo como Renan Calheiros. Olha a desmoralização”, disse o filho do presidente da República.

“Vagabundo é você, que roubou dinheiro de pessoal no seu gabinete”, retrucou Renan Calheiros, “Você que é”, continuou o senador das Alagoas.

“Vai se foder”, disparou Flávio Bolsonaro, ao dizer que relator estava usando a CPI como “palanque” e para “aparecer” na mídia.

O bate-boca ocorreu durante a discussão sobre a conveniência de dar voz de prisão ao depoente, o ex-secretário da Comunicação da Presidência da República.

Economia

Os integrantes da CPI flagraram diversas mentiras contadas por Wajngarten, que foi desmentido por vídeos [lives] e áudios de entrevista com a revista Veja.

Leia também

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), disse que não pediria a prisão do depoente porque ele era um “democrata” em oposição aos demais membros da comissão.

Além do bate-boca, Fabio Wajngarten foi salvo da prisão com o início da sessão do Congresso Nacional. Regimentalmente, as comissões, inclusive CPI, precisam ser paralisadas.

A oitiva deverá continuar após a sessão do Congresso, que é quando deputados e senadores realizam sessão conjunta.

Segundo o artigo 342, do Código Penal, fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral, a pena reclusão é de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Assista ao vídeo com o bate-boca