Agências de “fact-checking” silenciam sobre fake news do Globo

As agências de suposta checagem de fatos silenciaram vergonhosamente sobre a notícia falsa do jornal O Globo, edição desta segunda-feira (28).

Nenhuma dessas “fact-checking” picaretas se pronunciou sobre a fake news do Globo.

Para o leitor entender, cada jornalão possuiu sua própria agência de checagem de fatos.

Funciona assim: o jornal espalha fake news e ele faz “fact-checking” na mesma página.

É mole?

O Globo registrou em suas páginas online na tarde de ontem que o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) teria sido, junto com o ex-assessor Fabrício Queiroz, denunciado pelo Ministério Público do Rio no caso das “rachadinhas” na Alerj.

Economia

Depois de muita briga com os fatos, o Globo se transformou numa entidade tipo Mãe Dináh quando anotou que o filho do presidente “será” denunciado pelo MP-RJ.

O recuo ocorreu porque o MP desmentiu publicamente a fake news do Globo.

As agências de verificação “fact-checking” fizeram um silêncio ensurdecedor sobre a notícia falsa.

Note o caríssimo leitor, independente de quem seja a vítima da notícia falsa, a militância do jornal poderia restringir a liberdade de uma pessoa que sequer foi julgada ainda.

O modus operandi do jornalão foi o mesmo empregado contra o ex-presidente Lula, num passado recente, e é usado agora contra o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), em tempos de disputa eleitoral.

Imagine se essas fake news fossem contra você, um amigo, um parente…

Mas as picaretas das “fact-cheking” nada falam. Talvez lhe faltem coragem.

Por falar em coragem, sobrou valentia para a ombudsman da Folha de S. Paulo, Flavia Lima, ao escrever domingo (27) que o jornal amarelou para o presidente Jair Bolsonaro. Acho que faltou ela falar o por que da “amarelada” do veículo.

Entretanto, o jornalista Xico Sá, ex-Folha, dá seu depoimento e mais ou menos complementa a história no Twitter. Segundo ele, nunca há vacilo de pensamento no jornal, sempre é por dinheiro mesmo.

Abro aspas para o ex-repórter da Folha: “como tive mais de 30 anos de redação, nunca acredito q um jornal ou grande grupo de comunicação amarele por simples vacilo de pensamento, sempre é por dinheiro. São novos interesses. Imprensa no brasil sempre foi mais grana q independência.”

A Folha virou um banco cuja materialização de sua atividade financeira se dá pelas maquininhas — as “Amarelinhas”– de pagamentos eletrônicos.

A Globo, idem, também tem sua maquininha, a Ton.

Essas empresas de comunicação não fazem mais jornalismo há muito tempo. Também nunca checagem honestamente os fatos. Elas tentam tolher a opinião alheia e impor a ditadura da opinião única, nos moldes neoliberais, para favorecer a si próprias. É isso. O resto é fake news.

LEIA MAIS SOBRE AS AGÊNCIAS DE CHECAGEM (FACT-CHEKING)

Bolsonarista “Aos Fatos” entra em desespero com discurso de Lula

Querida, onde estão os 67 milhões de desempregados?

Lula cobra investigação de notícias falsas da mídia por agências fact checking

Estadão, caiu na rede, virou chacota

A Folha amarelou para as mentiras de Bolsonaro, diz ombudsman da Folha

Veja como as agências de “fact-cheking” se veem e se vendem nas redes sociais:

Estadão Verifica

O Estadão Verifica é o núcleo de checagem de fatos do jornal O Estado de S. Paulo. A equipe de fact-checking do ‘Estadão’ analisa fake news que viralizam nas redes sociais e no WhatsApp.

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos.

Agência Lupa

A Agência Lupa é primeira do setor de checagem de fatos do Brasil a ser criada no Brasil. Ela está ligada ao site Folha de S. Paulo e seus trabalhos estão diretamente ligados a fatos compartilhados em período de eleição.

Fato ou Fake

Criado pelo grupo Globo, Fato ou Fake faz a apuração de notícias falsas com uma equipe composta por jornalistas que trabalham em veículos como Época, Extra, G1, CBN, Época, Extra, TV Globo, GloboNews, Jornal O Globo e Valor Econômico. Este site é responsável por verificar notícias muito compartilhadas de assuntos gerais.

Agência Pública – Truco

Fundada em 2011 por mulheres jornalistas, a Agência Pública é uma instituição sem fins lucrativos que avalia notícias com temas que envolvem administração pública e defesa dos direitos humanos. Ela é responsável por avaliar diversas falas de políticos, classificando-as em diversas categorias como verdadeiro, sem contexto, discutível, exagerado, subestimado, impossível provar ou falso.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA AGÊNCIA PÚBLICA

“Sou Marina Dias, da Agência Pública.

A Pública é uma agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos que há 10 anos produz reportagens sobre temas de interesse público. Temos como princípio a defesa intransigente dos direitos humanos.

No post “Agências de “fact-checking” silenciam sobre fake news do Globo”, publicado ontem, a Pública é colocada como agência de fact-checking, o que está incorreto. Tivemos sim um projeto de fact checking pioneiro no Brasil, o Truco, mas ele foi encerrado em 2018.

Peço para que a menção à Agência Pública como agência de fact-checking seja retirada.

Atenciosamente,
Marina Dias
Coordenadora de Comunicação, Agência Pública de Jornalismo Investigativo”

Aos Fatos

Aos Fatos é um site jornalístico independente de verificação de fatos. Foi criado em julho de 2015 com o foco de verificar o que é falso e o que é real em discursos políticos.