TSE libera julgamento de pedido de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

O ministro Luis Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), liberou para julgamento no plenário da Corte uma ação que pede a cassação da chapa Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão.

A ação que pede a cassação da chapa foi movida pela coligação Brasil Soberano (PDT/Avante), que teve o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) como candidato à presidência da República.

Bolsonaro e Mourão são alvos de quatro Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que apuram irregularidades nos disparos de mensagens em massa pelo aplicativo WhatsApp durante a campanha de 2018. As ações apontam que empresários apoiadores dos então candidatos teriam contratado esses serviços para beneficiar a chapa e atacar adversários com fake news.

As quatro ações corriam juntas, mas o ministro Salomão resolveu separá-las, dando seguimento a duas apresentadas pela coligação Brasil Soberano (PDT/Avante). As outras duas ações, movidas pela coligação O Povo Feliz de Novo (PT/PCdoB/PROS), aguardam decisão relativa ao compartilhamento de provas com o inquérito das fake news, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

A data de julgamento ainda deverá ser agendada pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.

LEIA TAMBÉM

Economia

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara cobra explicações sobre o julgamento do caso Mariana Ferrer

Bolsonaro tenso com a confirmação da vitória de Biden

Pesquisa XP/Ipespe SP: Covas, 26%; Russomanno, 19%; Boulos, 15%