Sleeping Giants x Gazeta do Povo

O ex-jornal de extrema direita Gazeta do Povo, de Curitiba, é um blog a serviço das fake news de Jair Bolsonaro e os fundamentalista que o cercam.

Dito isso, o blog Gazeta do Povo reclama que está sendo alvo de “milícia anônima” do Sleeping Giants Brasil. A organização faz campanha para que anunciantes bloqueiem publicidades até que o ex-jornal curitibano demita o colunista Rodrigo Constantino.

Sleeping Giants se apresenta como uma entidade que realiza uma luta coletiva de cidadãos contra o financiamento do discurso de ódio e das Fake News.

A campanha pelo bloqueio de publicidade na Gazeta Povo parece estar surtindo efeito. Vários anunciantes, a exemplo do “Madeira Madeira”, “Credicard”, “Livelo”, “AlegraFoods”, “Quem disse, Berenice?”, dentre outras.

“A @credicard em defesa do respeito às mulheres já confirmou que tomou providências em relação aos seus anúncios na @gazetadopovo, jornal que mantém Rodrigo Constantino, mesmo após as falas de culpabilização da vítima de estupro. Agradecemos o apoioPunho levantado #DemiteConstantinoGazeta”, registrou o Sleeping Giants Brasil. As demais empresas citadas acima também aderiram ao bloqueio ao ex-jornal.

Nesta quarta-feira (11), a Gazeta do Povo reagiu afirmando que “A milícia anônima Sleeping Giants Brasil começou na última sexta-feira (6) uma campanha para constranger os anunciantes da Gazeta do Povo” e pontou que o Sleeping Giants Brasil “comete atos ilícitos”, “põe em risco a liberdade de imprensa” e “intimida” anunciantes.

Economia

O Sleeping Giants Brasil ainda tem como um dos alvos preferenciais o astrólogo e guru Olavo de Carvalho, que, como resposta, ataca os jornalistas.

“A classe jornalística INTEIRA não tem capacidade para discutir comigo, por isso apela a um recurso que está mais ao alcance dos seus talentos: o boicote financeiro, a supressão dos meus meios de subsistência”, escreveu no Twitter.