Segundo turno no Chile: Boric [esquerda] x Kast [direita] disputam a presidência neste domingo

Gabriel Boric e José Antonio Kast pretendem ser o novo presidente do Chile que sucederá Sebastián Piñera e receberá o país com um processo constituinte e uma pandemia em curso.

Os candidatos do Aprovar Dignidade, Gabriel Boric, e do Partido Republicano, José Antonio Kast, se enfrentarão nas urnas neste domingo, 19 de dezembro, no segundo turno eleitoral.

No primeiro turno, realizado em 21 de novembro, nenhum dos candidatos obteve mais de 50% dos votos necessários para evitar um segundo voto.

As mesas abrirão às 8 horas (mesmo horário de Brasília) com os mesmos integrantes do primeiro turno e encerrarão às 18h. O Serviço Eleitoral (Servel) lembrara que se houver filas nos locais de votação, tanto dentro como fora, as mesas não podem fechar.

Candidato de esquerda no Chile é alvo de fake news a uma semana do segundo turno

Esquerda x direita: “Lula” do Chile [Boric] vence o “Bolsonaro” do Chile [Kast]

Na sexta-feira (17), o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu para que a juventude chilena vote em Boric. O petista participou do 5º Congresso Nacional da Juventude, em São Paulo, que liderou um jogral a favor do candidato da esquerda no Chile.

“Nós, juventude brasileira, petista e socialista, que defendemos uma América do Sul e uma América Latina livre e soberana, que defendemos governos progressistas governando os nossos povos, gostaríamos de pedir à gloriosa juventude chilena que, no próximo dia 19, no próximo domingo haverá eleição, e nós juventude petista, nós juventude brasileira, queríamos dizer a vocês: por favor, recuperem a democracia no país de vocês. O Chile é um país muito importante, o Chile é um país muito representativo, muito significativo para a nossa América Latina e a nossa querida América do Sul. Votem no Gabriel Boric e ajudem o Chile a fazer parte do bloco de governos progressistas da América do Sul”, disse Lula, cujas palavras foram repetidas pela moçada da juventude petista.

Economia