Ratinho Junior engole vaias e volta atrás de transferência do comando da PM no interior do Paraná

O governador Ratinho Junior (PSD) não suportou a saraivada de críticas em virtude da transferência do comando 18º Batalhão de Polícia Militar, em Cornélio Procópio, interior do Paraná.

Na sexta-feira passada, o governador foi recebido com vaias de PMs e seus familiares, professores e demais servidores públicos estaduais. Em represália, Ratinho Junior determinou que o major Jeferson Agenor Busnello fosse transferido para Londrina.

No entanto, a comunidade procopense protestou contra a vingança do mandatário. O que se seguiu foram manifestações de policiais militares e civis, deputados, prefeitos, vereadores, igrejas, associações comerciais, enfim, amplos setores da sociedade saíram em defesa da corporação – o que denotou o grau de isolamento político do governador e reprovação de seus atos.

Ratinho Junior engoliu as vaias que levou e voltou atrás da decisão de punir o comando da PM após, também, devido à grande repercussão na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

O deputado Arilson Chiorato (PT) comparou o governador a um “menino mimado” que não pode ser criticado enquanto o deputado Soldado Fruet (PROS) chamou de “covarde” Ratinho Junior.

Governador tinha transferido comandante da PM por causa de protesto e vaia contra ele em Cornélio Procópio.
Governador tinha transferido comandante da PM por causa de protesto e vaia contra ele em Cornélio Procópio.

– Piá de prédio – discursou Fruet, que chegou a ser interrompido pelo líder do governo na Casa.

Economia

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que tem base eleitoral em Cornélio, culpou o comandante-geral da PM pela transferência e tentou isentar o governador. No entanto, o desgaste político ficou mesmo para Ratinho Junior, que voltou atrás e teve de engolir as justas vaias.

Os PMs protestam porque eles alegam defasagem de até 50% nos soldos e reclamam de excesso de jornada de trabalho, bem como cobram do governo o pagamento de hora-extras.

O 18º Batalhão de Polícia Militar é responsável por atividades de policiamento em 20 municípios da região Norte Pioneiro.

Cornélio Procópio, a 398 km de Curitiba, fica no Norte Pioneiro. Possui 48 mil habitantes.