MDB sinaliza para Lula: Tebet não tem para onde crescer, diz Renan Calheiros

► Estadão diz que terceira via desistiu de Simone Tebet após aproximação do MDB a Lula

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), um dos principais caciques do MDB, advoga publicamente o apoio do MDB para o ex-presidente Lula já no primeiro turno em outubro.

Renan avalia que sua colega de parlamento e correligionária Simone Tebet (MDB-MS), com 1% nas pesquisas, não tem para onde crescer em um quadro de polarização.

Segundo o senador emedebista, Jair Bolsonaro e Lula deverão disputar o segundo turno.

No entanto, ressalvou Renan, a rejeição do presidente da República chega a 62% e seu teto num eventual segundo turno é de 34% das intenções de voto.

Renan Calheiros disse que seu partido, o MDB, não deve brincar de disputar eleições e que um péssimo desempenho do candidato a presidente atrapalha as candidaturas nos estados.

Lula com MDB

Na segunda-feira (11/04), o ex-presidente Lula desembarcou em Brasília e foi em busca de apoio no MDB a sua candidatura ao Palácio do Planalto.

Economia

O petista se encontrou com o ex-presidente José Sarney (MDB) e foi jantar na casa do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE) no Lago Sul.

A sinalização do MDB do apoio a Lula causou alvoroço no mundo político e nos jornalões, que torcem disfarçadamente pela reeleição de Bolsonaro.

O Globo viu nessa movimentação um “racha” entre caciques do MDB, embora a maioria dos diretórios regionais prefira Lula a candidatura própria.

O Valor destacou que o jantar na casa de Eunício reuniu ainda parlamentares do PSD e PDT, ou seja, foi um ágape suprapartidário.

Já a Folha informa que aceno de Lula ao MDB vem após receio de isolamento com candidatura única da terceira via.

A terceira via sobrevive na esperança da velha mídia corporativa e de seus comentaristas, que são contrários a Lula e ao PT.

No Estadão, a ficha caiu primeiro. A publicação paulistana avalia que, após reunião do MDB com Lula, União Brasil vê Tebet fora da disputa presidencial e quer lançar Luciano Bivar (PE).