Lula: ‘Vou voltar mais sabido, mais experiente e mais calmo’

► Nós venceremos outra vez, discursou o ex-presidente Lula para 8 mil indígenas no DF

O ex-presidente Lula disse nesta terça-feira (12/04), em Brasília, que ele vai voltar mais sabido, mais experiente e mais calmo para governar o Brasil.

O petista participou hoje da 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), evento, cujo tema é ‘Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política’, reúne 8 mil indígenas brasileiros.

– Não podemos esquecer daquilo que já tiraram de nós. Certamente nós não fizemos tudo que poderíamos ter feito nos governos PT, mas certamente ninguém fez mais o do que nossas gestões pelos povos indígenas. E praticamente tudo o que fizemos foi desmontado – comparou o ex-presidente da República.

‘Vou cair atirando’, ameaça Arthur do Val, o Mamãe Falei

O pré-candidato do PT afirmou ainda que os povos indígenas têm o direito de reivindicar o que acreditam e não podem ser alvo de violência isso. Segundo Lula, o Brasil tem muita terra e não é necessário destruir territórios indígenas para garimpar ou plantar alimentos.

Para o ex-presidente, não é possível governar o país apenas dentro de uma sala no Palácio do Planalto. Ele disse também que, para fazer uma política aos povos indígenas, é preciso visitar territórios e aldeias. “E vamos precisar de um ministério dos povos indígenas, chefiado por um indígena, não um branco como eu.”

Lula afirmou que voltará a governar o país para fazer mais e melhor com a experiência que adquiriu.

Economia

– Voltarei mais sábio, mais calmo e com mais experiência. E só tem uma razão para voltar: fazer mais e melhor pelo povo brasileiro – prometeu aos indígenas que estão acampados no complexo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), localizado no Eixo Monumental, no Distrito Federal.

Sob Bolsonaro, advogados foram ‘urberizados’ pela crise econômica

Lula recordou que cassaram Dilma Rousseff e inventaram mentiras para prendê-lo, mas, segundo ele, irá vencer as eleições de outubro próximo.

– Nós venceremos outra vez – discursou o ex-presidente.

Além de participar do acampamento indígena, o ex-presidente Lula também aproveitará a estada em Brasília para trabalhar as alianças com partidos para sua eleição e candidatos do PT nos estados.

Veja como foi o discurso de Lula