Início / eleições 2022

João Amoêdo no time de Lula

O fundador do NOVO, João Amoêdo, agora é Lula. Ele declarou voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste segundo turno.

A entrada de Amoêdo no time de Lula azedou a relação do ex-candidato a presidente do NOVO, na eleição de 2018, porque o governador do partido em Minas Gerais, Romeu Zema, apoia a reeleição do presidente cessante Jair Bolsonaro (PL).

Essa divisão no NOVO ajuda muito a campanha de Lula, haja vista o quadro com pequena margem de vantagem nas pesquisas eleitorais para o petista.

– Os fatos, a história recente e o resultado do 1º turno, que fortaleceram a base de apoio de Bolsonaro, me levam à conclusão de que o atual presidente apresenta um risco substancialmente maior – disse Amoêdo à Folha.

– Bolsonaro confirmou ser não apenas um péssimo gestor, como já prevíamos, mas também uma pessoa sem compaixão com o próximo. Ele é incapaz de dialogar, de assumir suas responsabilidades e não tem compromisso com a verdade. É um governante autocrático que se coloca acima das instituições – fulminou o fundador do NOVO.

Na entrevista, João Amoêdo também citou a recente declaração de Bolsonaro sobre alterar a composição do Supremo Tribunal Federal (STF).

– Esse tipo de manobra já foi realizada por líderes autocráticos como Hugo Chávez, na Venezuela, e Viktor Orbán, na Hungria. Esse é um dos riscos que me fizeram desistir do voto nulo – disse.

O ex-presidente Lula se manifestou sobre a declaração de voto de Amoêdo:

– A gente pode ter muitas discordâncias. Mas, acima disso, está o respeito ao direito de discordar – disse o petista.

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM