ExplosãonaponteCrimeia Rússia

Guerra Rússia-Ucrânia: Explosão danifica ponte da Crimeia; russo confirma três mortes e investigação

Uma bola de fogo consumiu duas seções da única ponte que liga a península da Crimeia ocupada à Rússia neste sábado, interrompendo a linha de abastecimento mais importante para as tropas russas que lutam no sul da Ucrânia e causando um golpe embaraçoso ao Kremlin, que enfrenta perdas contínuas no campo de batalha e críticas crescentes em casa.

Segundo a agência de notícias russa TASS, três pessoas morreram na explosão – citando o Comitê de Investigação da Rússia em comunicado no sábado.

– De acordo com informações preliminares, o incidente matou três pessoas, presumivelmente os passageiros de um carro que passava pelo caminhão que explodiu na ponte. Os corpos de uma mulher e um homem foram recuperados da água, suas identidades estão sendo estabelecidas – diz o comunicado oficial russo.

Economia

Um caminhão explodiu na ponte da Crimeia na manhã de sábado, fazendo com que vários tanques de combustível de um trem pegassem fogo. Dois vãos da ponte rodoviária desmoronaram, mas uma pista que ligava a Crimeia à região de Krasnodar teria permanecido intacta. O tráfego nas partes rodoviária e ferroviária da ponte foi suspenso. O governo russo formou uma comissão para investigar o incidente.

A explosão e o fogo lançaram parte da ponte do Estreito de Kerch, de 20 quilômetros, no mar e mataram pelo menos três pessoas, segundo autoridades russas, que disseram que um caminhão-bomba ucraniano causou a explosão. Essa alegação não pôde ser verificada de forma independente e o governo ucraniano, que elogiou os danos, não assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Turismo Foz

Para o presidente Vladimir Putin da Rússia, que presidiu a inauguração da ponte em 2018, a explosão foi uma afronta altamente pessoal, ressaltando suas dificuldades diante dos contínuos sucessos ucranianos.

ponte crimeia
Ponte na Crimeia desabou com a explosão

A extensão total dos danos não ficou imediatamente clara. A ponte tem vãos para o tráfego de trens e automóveis, e o departamento de transporte da Rússia disse que a seção ferroviária da ponte pode ser reparada até sábado à noite. Mesmo assim, autoridades russas e blogueiros militares da linha dura já estavam pedindo vingança, com um membro do Parlamento da Crimeia alertando que qualquer resposta menos do que “extremamente dura” mostraria fraqueza.

A explosão é emblemática de um exército russo em desordem. As forças russas foram incapazes de proteger a ponte, apesar de sua centralidade no esforço de guerra russo, sua importância pessoal para Putin e seu poderoso simbolismo como a conexão literal entre a Rússia e a Crimeia.

Qualquer impedimento sério ao tráfego na ponte pode ter um efeito profundo na capacidade da Rússia de travar uma guerra no sul da Ucrânia, onde as forças ucranianas vêm travando uma contra-ofensiva cada vez mais eficaz. A ponte é a principal rota de abastecimento militar que liga a Rússia à Península da Crimeia. Sem ela, dizem os analistas, os militares russos ficarão severamente limitados em sua capacidade de levar combustível, equipamento e munição para as unidades russas que combatem nas regiões de Kherson e Zaporizhzhia, duas das quatro províncias ucranianas que Putin anunciou que a Rússia anexou em 1º de setembro.

O Comitê Nacional Antiterrorismo da Rússia disse em um comunicado que um caminhão explodiu no lado do automóvel da ponte, incendiando sete cisternas de combustível puxadas por um trem em um cruzamento paralelo em direção à Crimeia. A explosão causou o colapso parcial de duas seções da ponte.

Embora não houvesse reivindicações imediatas de responsabilidade, autoridades russas e ucranianas indicaram que a explosão não foi um acidente, e altos funcionários ucranianos, que no passado disseram que a ponte seria um alvo legítimo para um ataque ucraniano, não esconderam sua satisfação. .

“Crimeia, a ponte, o começo”, escreveu Mykhailo Podolyak, assessor do presidente da Ucrânia, em um post no Twitter no sábado. “Tudo ilegal, deve ser destruído. Tudo roubado voltou para a Ucrânia. Todos os ocupantes russos expulsos.”

A agência de inteligência doméstica da Ucrânia, o Serviço de Segurança da Ucrânia, conhecido por sua sigla ucraniana SBU, emitiu um comunicado reformulando uma estrofe de um poema do poeta nacional da Ucrânia, Taras Shevchenko. “Dawn, a ponte está queimando lindamente”, postou a agência no Twitter. “Um rouxinol na Crimeia encontra o SBU”.

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

Veja o momento da explosão da ponte [vídeo]:

Maria Varenikova contribuiu com reportagem de Kryvyi Rih, Ucrânia, e Megan Specia contribuiu com reportagem de Kyiv, Ucrânia.

Com informações do New York Times e da agência russa TASS

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Londrina Sustentabilidade