Bomba do Intercept: Procuradores sabiam sobre violações de Moro

O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, publicou o tema da “nova bomba” envolvendo o ministro da Justiça Sérgio Moro.

Segundo a prévia divulgada no Twitter, a nova reportagem será sobre a prevaricação dos procuradores da Lava Jato que sabiam das violações de Moro.

“Até mesmo os promotores de Lava Jato sabiam e reclamavam abertamente sobre as contínuas transgressões éticas de Moro e a conduta politizada e corrupta como juiz”, adiantou Greenwald.

LEIA TAMBÉM
A íntegra das novas e cabeludas mensagens trocadas entre integrantes da Lava Jato; confira

De acordo com o Intercept, diálogos mostram que os procuradores reclamavam das violações do ex-juiz ao sistema acusatório e temiam que a ida de Moro para o governo pudesse fulminar a credibilidade da Lava Jato.

O sistema penal acusatório previsto na Constituição Federal proíbe veementemente que o julgador atue para enfraquecer a defesa reforçando a acusação. A falta de imparcialidade do julgador causa nulidade absoluta da sentença.

Economia

LEIA TRECHOS DE NOVAS CONVERSAS

Angelo Goulart Villela – 10:00:07 – Cara, eu não confio no Moro, não. Em breve vamos nos receber cota de delegado mandando acrescentar fatos à denúncia. E, se não cumprirmos, o próprio juis resolve. Rs.

Monique – 10:00:30 – Olha, penso igual.

Monique – 10:01:36 – Moro é inquisitivo, só manda para o MP quando quer corroborar suas ideias, decide sem pedido do MP (variasssss vezes) e respeitosamente o MPF do PR sempre tolerou isso pelos ótimos resultados alcançados pela lava jato

Angelo – 10:02:13 – Ele nos vê como “mal constitucionalmente necessário”, um desperdício de dinheiro.

Monique – 10:02:30 – Se depender dele, seremos ignorados.

Angelo – 10:03:02 – Afinal, se já tem juiz, por que outro sujeito processual com as mesmas garantias e a mesma independência? Duplicação inútil. E ainda podendo encher o saco.

Monique – 10:03:43 – E essa fama do Moro é antiga. Desde que eu estava no Paraná, em 2008, ele já atuava assim. Alguns colegas do MPF do PR diziam que gostavam da pro atividade dele, que inclusive aprendiam com isso.

Angelo – 10:04:30 – Fez umas tabelinhas lá, absolvendo aqui para a agente recorrer ali, mas na investigação criminal — a única coisa que interessa –, opa, a dupla polícia/juiz eh senhora.

Monique – 10:04:31 – Moro viola sempre o sistema acusatório e é tolerado por seus resultados.