Bolsonaro torceu o nariz para os bispos da CNBB ao fazer campanha em Aparecida (SP)

O presidente cessante Jair Bolsonaro (PL) contrariou uma orientação da igreja católica e foi fazer campanha pela reeleição em Aparecida (SP), onde fica a Basílica Santuário Nacional, em homenagem à padroeira do Brasil Nossa Senhora de Aparecida.

O presidente cessante torceu o nariz para os bispos da CNBB, que criticaram ontem em nota o uso político da igreja como trampolim político, tal qual Bolsonaro faz com as neopentecostais.

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando, disse hoje em seu sermão que o dragão da pandemia foi vencido, mas ainda tem o dragão da mentira, da fome e do desemprego. “Temos que vencer o dragão do ódio”, exortou.

– Maria venceu o dragão. Temos muitos dragões que ela vai vencer. O dragão que é o tentador, o dragão que já foi vencido — a pandemia — , mas temos o dragão do ódio, que faz tanto mal. E o dragão da mentira. […] E o dragão do desemprego, o dragão da fome. O dragão da incredulidade – disse o arcebispo.

O religioso ainda afirmou que a cidadania se vive também votando. “É necessário exercer esse direito e poder do povo.”

Economia

Dom Orlando também disse que está “faltando pão” e que isto é o que o Brasil precisa hoje, juntamente com paz e fraternidade.

– Escutar Deus, mas escutar também o clamor do povo. Porque ela escutou muito bem no Evangelho. Eles não têm mais vinho. No nosso caso, faltando pão, faltando paz, faltando fraternidade. Esses são os vinhos que todos nós precisamos nos dias de hoje.

O presidene Jair Bolsonaro saiu com as orelhas vermelhas de “Aparecida do Norte”, como também é chamada Aparecida.

CNBB condenou o uso da religião para fins políticos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma duríssima nota nesta terça (11/10) lamentando o oportunismo do mandatário no uso da religião para fins políticos-eleitorais.

– A manipulação religiosa sempre desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil – disseram os bispos da igreja católica, sem citar nominalmente Bolsonaro.

No sábado (08/10), Jair Bolsonaro foi a Belém (PA) participar do Círio de Nazaré. No entanto, ele não foi acolhido como esperava pela igreja e pelos fiéis católicos, que viram na inesperada visita mais um ato de oportunismo político.

Nesta edição de homenagens à Nossa Senhora Aparecida, as procissões voltam a ocorrer presencialmente após dois anos de suspensão devido à pandemia. As homenagens à Santa em Aparecida e em todo País devem reunir milhões de fiéis.

A programação desta quarta-feira prevê a celebração de sete missas no altar central da Basílica: às 5h; 7h; 9h (horário em que ocorrerá a Missa Solene, a principal do dia, presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Aparecida Dom Orlando Brandes); às 12h; 14h, 16h30 e 19h15, após o término da Procissão Solene.

Além disso, será rezada a Consagração Solene à Nossa Senhora Aparecida na Basílica Histórica, às 18h.

As celebrações da Festa da Padroeira 2022 serão transmitidas pelo Blog do Esmael, abaixo.

Acompanhe ao vivo, direto de Aparecida:

Missas em homenagens à Nossa Senhora Aparecida

Agenda dos candidatos a presidente [12/10/2022]

Aparecida (SP) não está no roteiro dos dois candidatos a presidente, nesta quarta-feira (12/10). A eleição no segundo turno será dia 30 de outubro. Abaixo, confira a agenda de ambos.

Jair Bolsonaro (PL): O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PL) desembarca nesta quarta-feira (12/10) no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, às 8h30. Em seguida, se deslocará para o templo da igreja Mundial do Poder de Deus, na região central na capital mineira.

Lula (PT):  Às 10h, o candidato estará na caminhada na Estrada do Itararé, no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. Às 16h, Lula participará da caminhada Brasil da Esperança em Salvador (BA).

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM