Como o mundo está lidando com a variante Ômicron; confira as notícias ao vivo da Covid

O Brasil teve 108 mortes por covid nas últimas 24 horas e soma 616 mil óbitos desde o início da pandemia.

No país do futebol, apesar do negacionismo de Jair Bolsonaro, 64,27% da população receberam as duas agulhadas enquanto 74,83% receberam uma única dose de vacina.

É com esse quadro da busca de proteção na ciência que os brasileiros esperam enfrentar a variante Ômicron, enquanto aguardam o governo federal endurecer com a entrada de estrangeiros exigindo o comprovante de imunização.

Dito isso, como o mundo está lidando com a variante Ômicron? Confira as notícias ao vivo da Covid-19:

França fecha boates por causa do aumento de Covid

As boates na França serão fechadas por quatro semanas a partir de sexta-feira para conter o aumento da Covid que tem colocado hospitais sob pressão, disse o primeiro-ministro na segunda-feira (06/12).

“Vamos fechar as boates nas próximas quatro semanas. Essa medida será aplicada da próxima sexta-feira até o início de janeiro ”, disse Jean Castex, que saiu da quarentena na semana passada após contrair o vírus.

Economia

“Todos nós tendemos a baixar a guarda” nas últimas semanas, acrescentou.

“A situação exige um esforço individual e também coletivo”, disse Castex em um discurso na televisão.

Uma série de novas medidas entrará em vigor, de acordo com um comunicado do Ministério da Saúde.

A França confirmou apenas 25 casos da nova variante do Ômicron, mas as autoridades dizem que o número pode aumentar significativamente nas próximas semanas.

No domingo, o ministério da saúde relatou mais de 42 mil casos nas últimas 24 horas, e mais de 11 mil pacientes hospitalizados – o maior número desde agosto – com 2 mil em terapia intensiva.

Hospitais holandeses recebem apoio militar

Os Países Baixos estão recrutando soldados para apoiar hospitais à medida que aumentam os casos de Covid, relata a Agence France-Presse.

O hospital UMC Utrecht abriu uma segunda unidade de tratamento que pode receber pacientes com Covid-19 de toda a região e está sendo ajudado por 50 militares com formação médica.

“O que estamos tentando fazer aqui é aumentar a quantidade de leitos de enfermagem que temos para os pacientes da Covid”, disse Martin van Dijk, coordenador de ajuda militar holandesa, à AFP.

“Com isso, os militares tentam apoiar os hospitais holandeses para garantir que nenhum hospital diga não a um paciente, basicamente.”

Esta é a segunda vez que militares são enviados para ajudar no hospital desta cidade na região central da Holanda, sendo a primeira vez entre outubro de 2020 e junho deste ano.

Os casos da Covid no país dispararam para níveis recordes de mais de 20 mil por dia no país de 17 milhões de pessoas.

O governo holandês alertou que os hospitais estão sobrecarregados, com 2.143 pacientes Covid internados, incluindo 611 em terapia intensiva, representando 59% de todos os leitos de UTI, de acordo com os últimos dados.

Nova York exige vacina da Covid para crianças

A cidade de Nova York expandiu sua gama de mandatos Covid-19 na segunda-feira, estabelecendo requisitos de vacina para crianças a partir dos 5 anos de idade. Isso se soma aos mandatos exigidos para todos os funcionários privados que relatamos anteriormente.

A cidade mais populosa dos Estados Unidos estabeleceu o dia 27 de dezembro como prazo para todas as 184 mil empresas dentro de seus limites fazerem seus funcionários apresentarem provas de que foram vacinados, disse o prefeito Bill de Blasio.

Além disso, crianças de 5 a 11 anos devem receber pelo menos uma dose até 14 de dezembro e aquelas com 12 anos ou mais precisam ser totalmente vacinadas até 27 de dezembro para entrar em restaurantes e participar de atividades escolares extracurriculares, como esportes, banda e dança, Reuters relatórios.

“A vacinação é a saída para esta pandemia, e essas são medidas ousadas, as primeiras na nação, para encorajar os nova-iorquinos a manterem a si mesmos e suas comunidades seguras”, disse de Blasio, que deixa o cargo no mês que vem, em um comunicado.

Tailândia espera retorno sustentável pós-Covid

A Tailândia espera tornar suas idílicas ilhas Phi Phi um modelo mais sustentável de turismo à medida que o país se reabre aos visitantes, relata a Agence France-Presse.

Antes da pandemia, o Parque Nacional Marinho de Phi Phi atraiu mais de dois milhões de visitantes por ano e a Baía Maya atraiu até 6 mil pessoas por dia.

Turistas e barcos a motor barulhentos e poluentes têm um grande impacto na delicada ecologia da área.

“A cobertura de coral diminuiu mais de 60% em pouco mais de 10 anos”, disse Thon Thamrongnawasawat, da Universidade Kasetsart em Bangkok.

Desde que a pandemia atingiu e o número de visitantes diminuiu para praticamente zero, todo o arquipélago foi forçado à convalescença e dezenas de tubarões de ponta-preta, tartarugas verdes e tartarugas-de-pente voltaram.

O governo agora diz que quer deixar a história de turismo de massa hedonista da Tailândia, com o ministro do Turismo, Phiphat Ratchakitprakarn, dizendo que o foco seria nos “viajantes sofisticados, em vez de um grande número de visitantes”.

O chefe do parque nacional de Phi Phi, Pramote Kaewnam, diz que os barcos não poderão mais atracar perto da praia e, em vez disso, deixarão os turistas em um cais longe da enseada. Os passeios serão limitados a uma hora, com um máximo de 300 pessoas por passeio.

“Maya Bay costumava gerar até US$ 60 mil por dia, mas essa enorme receita não pode ser comparada aos recursos naturais que perdemos”, disse Pramote.

Capital do México lança os novos reforços da Covid

Autoridades da Cidade do México começarão a oferecer uma terceira dose da vacina Covid-19 para residentes com mais de 60 anos nesta terça-feira (07/12), disseram as autoridades, como parte de um plano do governo para lançar vacinas de reforço, relata a Reuters.

O presidente Andrés Manuel Lopez Obrador disse na semana passada que as terceiras doses seriam disponibilizadas o mais rápido possível, começando pelos idosos mais vulneráveis ​​ao coronavírus.

As primeiras doses de reforço na enorme capital de quase 10 milhões de pessoas serão doses da AstraZeneca administradas a residentes do bairro de Tlalpan, no sul, disseram autoridades em entrevista coletiva na segunda-feira. Para ser elegível, as pessoas devem ter recebido as duas primeiras doses há seis meses.

O ministério da saúde relatou na segunda-feira mais 110 mortes por Covid-19 e 752 novos casos, elevando o número de mortes desde o início da pandemia para 295.312 e o total de infecções para 3.902.015.

Médicos relatam 13 mil operações canceladas no Reino Unido em dois meses

Os hospitais do Reino Unido cancelaram pelo menos 13 mil operações nos últimos dois meses, enquanto lutam para lidar com a demanda recorde de cuidados do NHS e pessoas doentes com Covid-19.

Números coletados por médicos do pronto-socorro mostraram que 13.061 cirurgias planejadas tiveram que ser canceladas durante outubro e novembro devido à falta de leitos e de pessoal.

No entanto, os cancelamentos ocorreram em apenas 40 das várias centenas de hospitais do NHS nos quatro países de origem, portanto, esses 13.061 são provavelmente uma grande subestimativa da escala do problema.

O Dr. Adrian Boyle, vice-presidente do Royal College of Emergency Medicine (RCEM), que publicou os dados, disse que os cancelamentos representaram “um forte aviso para os próximos meses”.

Resumo sobre a variante Ômicron no mundo

A variante Ômicron do coronavírus provavelmente será mais difundida no Reino Unido do que os números oficiais sugerem, devido ao monitoramento irregular e um lapso de tempo nos dados, disseram cientistas e funcionários.

Os ministros disseram que 336 casos foram identificados pelo sequenciamento do genoma inteiro, mas os especialistas disseram que os números devem ser muito maiores, dado o potencial de crescimento exponencial da variante e o fato de que leva de cinco a sete dias para um caso ser confirmado.

Todas as chegadas internacionais ao Reino Unido agora precisam fazer um teste Covid-19 antes da partida para enfrentar a nova variante do Omicron.
A Tailândia espera criar um modelo de turismo mais sustentável à medida que o país reabre para visitantes.

A cidade de Nova York expandiu sua gama de mandatos Covid-19 na segunda-feira, estabelecendo requisitos de vacina para crianças a partir dos 5 anos de idade. Isso se soma aos mandatos exigidos para todos os funcionários privados.

Na França, espera-se que uma combinação de doses de reforço de vacinação e distanciamento social mais rigoroso evite novos bloqueios ou toques de recolher. As boates ficarão fechadas por quatro semanas e os requisitos para o uso de máscaras nas escolas serão mais rígidos.

Os Países Baixos estão recrutando soldados para apoiar hospitais à medida que aumentam os casos da Covid.

A Índia relatou outros 6.822 novos casos de coronavírus, os números mais baixos em 558 dias.

Um importante especialista em doenças infecciosas que monitora variantes para uma colaboração de pesquisa liderada pela Harvard Medical School acredita que o mundo está vendo “o que parece ser um sinal de aumento exponencial de Omicron sobre Delta”, onde Omicron “provavelmente se tornará a cepa dominante no futuro semanas e meses”.

Leia também

Cientistas dizem que Ômicron está se espalhando mais rápido na África do Sul do que qualquer outra variante

BolsoMoro é a pior “variante” surgida com lavajatismo e golpe de 2016

Últimas notícias da Covid: Ministério da Saúde confirma cinco casos da variante Ômicron no Brasil