Prefeitura de Maringá contraria Bolsonaro e anuncia vacinação para jovens com 17+ nesta sexta, 17

A despeito do ministro Marcelo Queiroga afirmar nesta quinta-feira (16/09) que a decisão de restringir a vacinação de adolescentes contra Covid-19 apenas aos grupos prioritários (deficiência permanente, comorbidades e privados de liberdade), a Prefeitura de Maringá, Noroeste do Paraná, contrariou o governo Jair Bolsonaro ao anunciar vacinação para jovens com 17+ nesta sexta-feira (17/09).

O ministro alegou “falta de evidências científicas consolidadas” sobre o benefício da imunização para este grupo, no entanto, na live presidencial, ele se traiu ao comparar vacinação com um convite para festa. “São convidadas cinco pessoas para jantar, o sujeito leva dez?”

O próprio presidente Jair Bolsonaro criticou a vacinação da “garotada” durante a sua live semanal desta quinta. “Alguns governadores e prefeitos estão obrigando vacinar essa garotada. A lei diz que só pode 12+ com comorbidades. Isso que dá, deram poderes para eles definir…”, disparou. “A OMS disse que não pode. O parlamento diz que não. E a Anvisa disse que pode vacinar todo mundo”, confundiu o mandatário.

O prefeito maringaense, Ulisses Maia (PSD), torceu o nariz para Bolsonaro. Ele anunciou durante o “Open Vacina” que a vacinação contra covid-19 desta sexta será destinada para o público 17+. O anúncio ocorre depois que a Prefeitura de Maringá bateu mais um recorde, ao vacinar mais de 12 mil pessoas em um único dia (1ª e 2ª dose). A aplicação das doses ocorrerá nas UBSs Zona 7, Iguaçu, Pinheiros, Zona Sul, Mandacaru e Tuiuti, entre 9h e 17h.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento pessoal com foto, CPF, comprovante de endereço no nome da pessoa a ser vacinada ou no nome dos pais e carteira de vacinação. Quem não tem comprovante de residência no nome deve atualizar o cadastro na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa antes de se vacinar contra a covid-19. É obrigatória a presença de um dos pais ou responsável maior de idade.

A 2ª dose é destinada para todos os públicos de Maringá. Confira na caderneta de vacinação se já chegou o momento de receber a imunização completa. Leve o documento pessoal com foto e carteira de vacina. Confira os locais e horários da vacinação:

Economia

1ª DOSE
9h às 17h: UBSs Zona 7, Iguaçu, Pinheiros, Zona Sul, Mandacaru e Tuiuti

2ª DOSE
AstraZeneca:

9h às 17h: UBSs Tuiuti, Iguaçu, Iguatemi, Guaiapó-Requião, Pinheiros e Policlínica Zona Sul

9h às 16h: UBSs Morangueira, Vila Operária, Floriano, Aclimação, Alvorada III, Império do Sol, Grevíleas, Universo, Cidade Alta e Olímpico.

Pfizer:
9h às 16h: UBSs Morangueira, Vila Operária e Alvorada 3

Coronavac:
9h às 16h: UBSs Vila Operária, Morangueira, Alvorada 3 e Império do Sol

9h às 17h: UBS Iguaçu

Leia também
Veja o que mudou com o novo Código Eleitoral aprovado pela Câmara; texto agora segue para o Senado

Datafolha: Bolsonaro caiu mais e aumenta o desespero com novo recorde de reprovação

Arthur Lira cobra de Bolsonaro redução nos preços da gasolina e do gás de cozinha. É assim que começa um impeachment?