Flávio Dino: Bolsonaro é um mentiroso e irresponsável

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), lidera o esforço nacional para —além do vírus— combater as desinformações disseminadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Nas últimas horas, Bolsonaro se desdobrou para divulgar dados falsos sobre repasses de recursos a governos estaduais e municípios.

Segundo Dino, o presidente da República insiste em agredir a verdade para tentar atingir os governadores. “Ele está postando contas malucas sobre recursos enviados aos estados, misturando com municípios, recursos de FPE, FPM, auxílio emergencial etc. Em suma, é um irresponsável”, criticou.

Para o governador do Maranhão, a mentira federal sobre repasse de recursos ao estado é tão absurda que o valor “informado” (R$ 36 bilhões) equivale quase ao DOBRO do orçamento do Estado em 2020. “Vamos ter que, mais uma vez, entrar na Justiça por essa vergonhosa fake news”, disse Flávio Dino.

“O presidente e a secretaria de comunicação do governo federal, mais uma vez, espalham mentiras. Tudo para tentar esconder a verdade. Já ultrapassamos 250 mil óbitos e o desemprego continua subindo no país. A incompetência federal está matando o futuro do Brasil”, denunciou o governo do Maranhão.

Bolsonaro apelou para as mentiras após a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), obrigar o Ministério da Saúde a repassar recursos para leitos de UTI no Maranhão e no estado de São Paulo.