Inep confirma vazamento do tema da redação do Enem


Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 teve o tema da redação vazado minutos depois do início do exame: Uma imagem da página com a proposta da redação já circulava nas redes sociais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela aplicação da prova, confirmou que a imagem é real, mas diz que o vazamento não prejudicou o andamento do exame.

“O Inep informa que é real a imagem da prova do Enem 2019 que circula nas redes sociais. É importante esclarecer que a divulgação, que ocorreu após o início da aplicação, não prejudicou o andamento do exame. Todos os participantes já tinham passado pelos procedimentos de segurança e estavam nos locais de prova”, disse o órgão em nota.

“Os órgãos competentes já foram acionados pelo Inep para identificar a origem e o responsável pela divulgação da imagem”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM:

Enem tem início neste domingo com mais de 5 milhões candidatos

Memes do Enem #showdosatrasados2019 escondem as trapalhadas de Bolsonaro na Educação

Para agradar Bolsonaro, empresas anunciam boicote à Rede Globo

O edital do Enem prevê que, após entrar no local de prova, o candidato não possa usar celular ou qualquer dispositivo eletrônico. Os portões do local de prova fecharam às 13h e o exame teve início às 13h30. Cerca de 30 minutos depois, a foto com a página da redação já circulava nas redes sociais.