Bolsonaro libera plantio de cana na Amazônia e no Pantanal

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) revogou um decreto do ex-presidente Lula (PT) que definiu o zoneamento para o plantio da cana-de-açúcar e as operações de financiamento ao setor sucroalcooleiro. Agora está liberado o cultivo nas regiões do Pantanal na Amazônia.

A medida vai acelerar a destruição dos dois principais biomas ainda preservados no interior do Brasil. Além de Bolsonaro, assinam o decreto a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

LEIA TAMBÉM
STF retoma nesta 5ª feira julgamento da prisão em 2ª instância; acompanhe ao vivo

Lula manda recado para a Globo nas vésperas de julgamento do STF

Ministro Ricardo Salles foge de debate na Câmara; assista

O decreto coincide com os novos dados sobre o papel dos biocombustíveis na redução das emissões brasileiras de carbono em 2018, divulgados pelo Observatório do Clima na Conferência Brasileira sobre Mudança do Clima, realizada em Recife.

Economia

“Com seu ato, os dois ministros, tidos como a ‘ala razoável’ do governo, expõem dois biomas frágeis à expansão predatória e economicamente injustificável da cana e jogam na lama a imagem internacional de sustentabilidade que o etanol brasileiro construiu a duras penas”, afirmou o Observatório por meio de nota.

Com informações da Rede Brasil Atual.