Atos em SP e no Rio em solidariedade a Glenn Greenwald nesta noite


Entidades da sociedade civil, partidos políticos, parlamentares e artistas, como o cantor e compositor Chico Buarque, realizam nesta noite de terça-feira (30) na sede da Associação Brasileira da Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, um ato em solidariedade ao jornalista Gleen Greenwald, editor do The Intercept Brasil. Em São Paulo, o ato acontece no vão livre do MASP na avenida Paulista, no centro da capital paulista.

As imediações da sede da ABI, no centro do Rio, estão tomadas de manifestantes em solidariedade ao jornalista Gleen Greenwald. O jornalista vem sendo atacado por apoiadores do governo Bolsonaro, que inclusive fez uma ameaça pública de prisão ao editor do site The Intercept Brasil.

No ato da ABI, Glenn agradeceu o apoio dos brasileiros e disse que vai lutar pela democracia para impedir uma nova ditadura no país. Também falou do amor pelo Brasil e das pressões e ameaças sofridas por ele e seu companheiro, o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ).

Em São Paulo, o ato em defesa do  jornalista nesta noite de terça reúne lideranças partidárias, de movimentos sociais e parlamentares de esquerda.

O ministro da Justiça, Sergio Moro, elaborou a portaria 666/2019 que prevê a extradição sumária de estrangeiros, os quais considera “perigosos e indesejáveis”. Uma medida editada depois das revelações do The Intercept.