Temer põe gasolina na crise ao anunciar aumento de impostos

Michel Temer perdeu o senso de responsabilidade ao anunciar que aumentará impostos para garantir a redução do diesel para os caminhoneiros. Com essa decisão, o Tinhoso põe gasolina na crise e joga a sociedade contra a greve que hoje completou 8 dias. Além disso, penaliza os consumidores para garantir o lucro de acionistas privados da Petrobras.

Segundo o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, o aumento de impostos será fundamental para compensar o impacto fiscal causado pelas concessões aos caminhoneiros, o governo precisará reduzir benefícios e cortar despesas. Segundo ele, o programa vai custar até R$ 9,5 bilhões até o fim deste ano.

O governo Temer ainda não informou quais tributos serão elevados para compensar a redução temporária de R$ 0,46 por litro de diesel.

“Ao invés de CIDE e PIS-Cofins sobre o diesel, vamos tributar outras coisas que eu vou comunicar quando for divulgado”, adiantou o ministro durante coletiva à imprensa.

Entretanto, como já foi explicado antes, a Petrobras manterá a política de reajustes atrelada à variação cambial e à cotação internacional do petróleo. Isto quer dizer que “todos nós consumidores” bancaremos — com aumento nos impostos — os sanguessugas (acionistas privados) que especulam na estatal.