Quem será o prefeito(a) de Colombo?

A tucana Beti Pavin concorreu mesmo barrada pela Lei da Ficha Limpa e isso poderá anular a eleição em Colombo. Foto: Foto: Milca Santos.

Dois dias depois das eleições municipais, os moradores do município de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, ainda não sabem quem será o próximo prefeito. O clima de indefinição está começando a revoltar os moradores da cidade

Nas urnas, a mais votada foi Beti Pavin (PSDB). Ela obteve 51,5% dos votos válidos. O problema é que a tucana concorreu escorada num recurso contra o indeferimento de sua candidatura, na 1!ª e 2!ª instâncias da Justiça, que aguarda julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ontem, este blogueiro anotou que a presidenta do TSE, ministra Carmén Lúcia, já avisou reiteradas vezes que os eleitos considerados fichas sujas não serão diplomados e que decisões de 1!ª e 2!ª instâncias da Justiça Eleitoral serão mantidas por aquela Corte Superior.

O advogado Rogério Carboni, em contato com o blog, contesta a informação aqui divulgada. Segundo ele, a questão está viva no TSE e ela tem grandes chances de reverter a decisão desfavorável e virar prefeita de Colombo!.

Os causídicos que operam! contra a tucana acreditam que o TSE manterá a decisão de indeferimento da candidatura e que nova eleição deverá ser convocada no município. Eles acreditam que, mesmo perdendo no TSE, Beti Pavin não será diplomada por contas das condenações por improbidade administrativa.

De acordo com o artigo 224, do Código Eleitoral, em caso de nulidade de votação, quando atingido mais de 50% do sufrágio, procede-se nova eleição para evitar que a minoria! assuma o poder, ou seja, o segundo colocado na disputa.

Resumo da ópera: Ninguém sabe ainda quem substituirá o atual prefeito J. Camargo (PSC).

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to tell you that I am beginner to blogging and site-building and actually enjoyed your web site. Likely I’m going to bookmark your website . You really have wonderful articles and reviews. Thank you for sharing with us your blog site.

  2. Se o povo elegeu a Beti é porque ela acaba sendo uma ultima opção .Ja foi prefeita e a que mais trabalhou..
    tinhamos esperança em um novo no passado e tivemos muita decepção.
    espero que a justiça faça o melhor e não nos deixe na pior.
    Pois se tiver que julgar todos que tem podre na politica niguem sai ileso…

  3. Isto que ocorre em Colombo é mais uma prova de que o povo vota em quem tem mel na lingua, mesmo que seja uma raposa velha com passado obscuro… o povo de Colombo jamais será vitima em casos de corrupção, sempre será cumplice depois desta eleição….

  4. A verdade é o seguinte: CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE. Se esse bando de desinformados votaram em alguém comprovadamente “suja” (vide vídeo do julgamento do TSE http://www.youtube.com/watch?v=eC1nAeRjee4), merecem ter até o oliveira da ambulancia como prefeito, visto que o presidente da câmara assumirá a prefeitura até que ocorram novas eleições.
    Lamentável isso ocorrer em um dos maiores municípios do Paraná. Isso só prova que nosso povo é constituido, em sua maioria, por ignorantes, que não dão a mínima para as questões jurídicas.

  5. Bom,,,se ela consequir se eleger vai,,virar moda e ficha limpa não serve de nada e outra o judiciario nem respeitado e ela poderia fazer outras manobras apoiando outros candidatos não quis nova eleição seria o mais sensato para todos que agora o povo realmente sabe o que ta acontecendo…

  6. Quando se fala em Beti Pavin,se fala em contas reprovadas, mas na atual gestão
    será que as contas são aprovadas pelo povo ?
    Li sobre a locação de um imóvel com 480 Mts. quadrados por Dez Mil Quatrocentos e Vinte e Cinco Reais Mensais ( Jornal METRÓPOLE 09/10/12 Pág.
    13 ) parece que eles não tem DÃ’ do dinheiro do contribuinte .
    Por falar nisso, boa parte das OBRAS do Jota são em imóveis locados e quando acabar os contratos dessas locaçoes ?
    Voltando ao caso Beti Pavin ,o TRE e TSE querem colocar a culpa da bagunça
    nos mais de CINQUENTA MIL ELEITORES ? Era só o que faltava…

  7. Independente de qualquer julgamento o recado foi dado a grande maioria não quer Zé Vicente como prefeito isto é fato,somando-se os votos válidos dos três candidatos chega-se a conclusão que 80% dos eleitores de Colombo sinalizam um alto índice de rejeição ao candidato Zé Vicente .

    Zé Vicente (PSC), não tem chances de ser prefeito com a votação pífia do último domingo (7)além disso o desgaste político de um canditado sem carisma ,que vinha sofrendo sua candidatura será mais acentuda pois o mesmo é tido como “ruim de voto” no linguajar popular .

    Beti Pavin com certeza apoiará um candidato este será um forte concorrente.

    Isto Posto Meus Nobres o que temos certeza é que:

    “Em qualquer lugar que tenha mais de 50% dos votos nulos tem que fazer outra eleição”.

  8. gostaria de saber realmente que assumira a prefeitura , sera a Beti 45 que teve a maioria dos votos ou o nr 20 que teve a menoria.

    eu vejo o caso da Beti a vontade do povo, chega de retalhar essa mulher, eu acredito que ela ja provou ser suficiente e competente, Beti acreditamos em você

  9. Todo povo tem o que merece. A Beti sabia que estava inelegivel e mesmo assim continuou a campanha, isto atrapalha as pessoas e a cidade. Ela não é nenhuma ‘exepcional’ que vai fazer tanta diferença assim, fica claro que tem gente que se acha no direito de ser dono de cargos públicos.

  10. MANIFESTO CONTRA FICHA SUJA
    Não dá para entender a mentalidade do povo brasileiro, todos são unânimes em criticar a roubalheira que ocorre na política, todos protestam contra a politicagem e se dizem indefesos diante de tanta corrupção. No
    entanto, quando a justiça decide punir um político por seus atos de corrupção, o povo se volta contra a própria justiça alegando perseguição política. O coitadinho do político corrupto se torna a vítima. Dá para entender isso?
    Cada vez eu concordo mais com o que se diz por aí que a corrupção não é apenas da política brasileira, mas que ela emana do povo que gosta de dar um jeitinho e sempre levar vantagem em tudo. Não está contente com o resultado das eleições? Eu também não estou, mas fico feliz em saber que a justiça está trabalhando e, esta é a única forma de combater a corrupção. Enquanto houver impunidade eles vão nos manipular como se fossemos otários e continuarão se apropriando do nosso dinheiro, pago com muito sacrifício através dos impostos. Você quer defende-los?
    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” (Ruy Barbosa)

    • eu o apoio plenamente,pensando,bem imagina oque vao fazer estes politicos que se elegerao vereadores,apoiando a beti,pessoas que apoiam corruptos,sao oque?todos sabiam ,apoiarao porque sao iguais,vao administrar igual ,o povo continua se vendendo por poucas migalhas,nao pensam na hora de votar,em colombo oque teve de gente se vendendo por caixa de cerveja,entrada em bailão ,gasolina,bom da pra ver que tipo de gente que querem na prefeitura,assim quem entrar esta bom,ninguém liga pra cidade mesmo,vamos festar,é brincadeira!!!!!!…

  11. E Araucária e Fazenda Rio Grande, estão definidos ou o PSDB cai desses galhos tbm???

  12. A Bete Pavin não tem nenhuma condenação por improbidade. Tem sim outras de natureza administrativa. São ações de ressarcimento, não de improbidade. Os causídicos que verifiquem melhor a situação….

  13. por certo não será o sem voto quem perdeu para as abstenções. o povo quer a Bete Pavin…

    • A população de Colombo-Pr tem os governantes que merecem,votam em ficha suja e querem melhorias na cidade,ta cheio de papagaio de pirata puxando saco de corruptos e ainda defendem,político corrupto tem que ir p cadeia seja quem for.

  14. a beti não deixa não