Deu chabu nos consignados do Auxílio Brasil, ruim para Bolsonaro e bancos, bom para os beneficiários

Pouca notícia ruim para o presidente cessante Jair Bolsonaro (PL) é bobagem. Também deu chabu nos consignados do Auxílio Brasil. Isso é ruim para o mandatário e para os bancos, mas é muito bom para os beneficiários do programa do governo federal.

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Caixa Econômica Federal congele a liberação de empréstimos do consignado do Auxílio Brasil.

O ministro Aroldo Cedraz, do TCU, determinou ao banco que suspenda imediatamente a liberação de novos empréstimos nessa modalidade “como medida de zelo com o interesse público, até que este Tribunal examine a documentação a ser encaminhada e a entenda apta a demonstrar não estarem presentes as graves irregularidades sugeridas na representação“.

O Ministério Público de Contas pediu para o TCU analisar os procedimentos adotados pela Caixa para a concessão de empréstimos consignados aos beneficiários do Auxílio Brasil.

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado, alegou suposta “utilização com finalidade meramente eleitoral e em detrimento das finalidades vinculadas do banco“.

O MP pediu que o TCU adote medida cautelar (urgente e provisória) determinando à Caixa que se “abstenha de realizar novos empréstimos consignados para os beneficiários do Auxílio Brasil até que essa Corte de Contas se manifeste definitivamente sobre o assunto“.

Economia

Embora engulam parte do Auxílio Brasil, os consignados fazem parte da propaganda de Bolsonaro à reeleição de domingo (30/10).

Além desse chabu no Auxílio Brasil, o inquilino do Palácio do Planalto ainda sofreu mais três reveses na semana passada:

  1. Pintou um clima” com meninas venezuelanas de 14 anos;
  2. salário mínimo sem aumento real, segundo Paulo Guedes; e
  3. O caso Roberto Jefferson, que atirou e jogo granada contra quatro policiais federais.

Como se vê, pouca notícia ruim é bobagem para Bolsonaro e sua trupe.

Tic-tac. Faltam cinco dias para a eleição do segundo turno. Tic-tac.

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM