A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) anunciaram nesta quinta-feira (2), em Brasília, uma campanha pelo fim da chamada escala 6×1. O movimento ocorre um dia após a aprovação da isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil, celebrada pelo governo Lula (PT) como vitória histórica para os trabalhadores.
A escala 6×1 é o regime que obriga o trabalhador a atuar seis dias seguidos com apenas um de descanso. Sindicatos e movimentos sociais criticam o modelo por comprometer a saúde, o convívio familiar e a produtividade, além de manter jornadas exaustivas em setores como comércio, serviços e indústrias.
Segundo Erika Hilton, o próximo passo da pauta trabalhista é acabar com o 6×1 para garantir não só renda, mas também qualidade de vida. “O trabalhador precisa de tempo para viver, descansar e gastar o dinheiro que conquistou, ajudando a girar a economia nacional”, afirmou a deputada.
Gleisi Hoffmann compartilhou em suas redes sociais um vídeo gravado ao lado da parlamentar, com a legenda: “Juntas pelo fim da escala 6×1! Já garantimos, na Câmara, o fim do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Agora, é hora de avançar na redução da jornada de trabalho e conquistar mais dignidade para as trabalhadoras e os trabalhadores brasileiros”.
O post teve milhares de interações e recebeu apoio de internautas, que pediram urgência na mudança legislativa. Comentários destacaram que “a classe trabalhadora necessita de vida além do trabalho urgentemente” e que “não dá mais para deixar para depois”.
A agenda trabalhista tende a ser uma das bandeiras da base aliada do presidente Lula até 2026, em paralelo às discussões sobre tributação dos super-ricos e valorização do salário mínimo.
Lula, em encontro com movimentos sociais e partidos de esquerda no mesmo dia da histórica votação da isenção do IR,aprovada por unanimidade na Câmara, deu a senha para novas conquistas da classe trabalhadora: organizar manifestações e abaixo-assinados para pressionar o governo e o Congresso.
Leia também no Blog do Esmael: Ministro do TCU deu pedalada no Imposto de Renda, diz Polícia Federal; Câmara reacende embate sobre fim da escala 6×1; MP aprovada: salário mínimo aumenta e isenção IR ampliada

Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.




