Ainda bem que já conhecemos uma segunda temporada de Para muitos está a caminho. Porque o final da temporada do programa – um drama de ficção científica na Apple TV, dirigido por Liberando o mal o criador Vince Gilligan – deixou claro que as coisas estão apenas começando. O episódio reuniu uma série de tópicos significativos, mas, mais importante, abriu novas linhas de investigação potencialmente explosivas (literalmente) para o que vem a seguir.
Spoiler a seguir para a primeira temporada de Pluribus.
Primeiro, um pequeno lembrete de como chegamos aqui. O incidente instigante de Para muitos foi a liberação de um vírus de origem desconhecida, mas extraterrestre, que transformou quase toda a população humana da Terra em uma mente coletiva interconectada. A colméia é pacífica a tal ponto que eles nem matam um inseto ou arrancam uma maçã de uma árvore, e são fisicamente prejudicados por emoções negativas. Há cerca de uma dúzia de pessoas que não foram afetadas pelo vírus. Mais notavelmente, isso inclui uma americana chamada Carol (Rhea Seehorn) e um paraguaio chamado Manousos (Carlos-Manuel Vesga). Durante a maior parte da temporada, a dupla esteve separada fisicamente, mas unida na oposição veemente à presença da colmeia, enquanto tentava descobrir uma maneira de “salvar” o mundo, tornando-o como costumava ser.
O final mostra esses dois finalmente conseguindo se encontrar – mas as coisas mudaram para Carol. No penúltimo episódio, seus sentimentos em relação à colmeia começaram a abrandar, principalmente à medida que ela se aproximava de sua acompanhante Zosia (Karolina Wydra). Na verdade, quando o final começa, eles são um casal completo. Está muito longe dos primeiros dias do show, quando Carol era tão antagônica à colmeia que eles abandonaram ela e a cidade de Albuquerque por motivos de segurança.
Mas a nova visão que Carol tem da colméia, e de Zosia em particular, significa que as coisas não acontecem exatamente como Manousos esperava. Em vez de encontrar um camarada com a mesma opinião que o ajudaria a “salvar o mundo”, ele encontra uma versão de Carol que reluta até mesmo em falar com ele. A dinâmica é muito parecida Para muitos‘ Segundo episódio, em que Carol não consegue convencer o resto dos sobreviventes de que eles deveriam trabalhar para colocar o mundo de volta como era. Só que desta vez os papéis estão invertidos. Combine essa dinâmica com o fato de que Carol e Manousos são pessoas extremamente teimosas que usam o Google Translate para se comunicar e, bem, não é exatamente um encontro tranquilo. Depois da primeira vez que os dois conversam, Manousos murmura para si mesmo: “bem, isso está indo muito bem”.
No final do episódio, porém, os dois parecem estar basicamente na mesma página. E isso porque Carol descobre que, apesar de seu romance com Zosia, a colmeia ainda está trabalhando diligentemente para trazê-la para o rebanho (o episódio na verdade começa mostrando um dos outros sobreviventes ingressando na colmeia por meio de um novo procedimento). Tudo isso culmina com Carol recebendo um grande pacote que acaba sendo uma bomba atômica. Acho que ela não estava brincando no início da temporada.
A primeira temporada de Para muitos tem sido uma experiência de aprendizado. Embora existam muitos programas pós-apocalípticos, não há realmente nada como esta estranha versão da Terra infectada pela mente colmeia. E assim, ao longo de nove episódios, vemos Carol enfrentando emocionalmente sua nova realidade, mas também usando esse tempo para aprender o máximo que puder sobre como a colmeia funciona. Isso, por sua vez, ajuda a nós, o público, a entender o que diabos está acontecendo. Todas as histórias requerem algum tipo de cenário, mas Para muitos‘natureza única exige muito mais.
Mas a revelação da bomba atômica no final sugere que as coisas estão indo em uma direção diferente na segunda temporada. Para muitos de repente se tornar um show em ritmo acelerado; seu ritmo medido faz parte de seu apelo e permite que ele realmente se aprofunde nos mínimos detalhes do mundo. Mas muitas das tramas e questões restantes exigem mais ação do que simplesmente aprender mais sobre a colmeia. Manousos pode ter descoberto uma maneira de retirar os indivíduos da colméia usando sinais de rádio; a colmeia está construindo uma “antena gigante” para possivelmente se comunicar com quem ou o que quer que tenha enviado o vírus; o resto dos sobreviventes tem que decidir se querem ou não aderir; a colmeia precisa encontrar uma solução para a crise alimentar iminente; e, ah, tem aquela bomba para a qual Carol pode ou não ter um plano.
The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

É uma publicação focada em tecnologia e seu impacto cultural.




