e agora ela está processando

Ashley St. Clair, mãe de um dos filhos do proprietário do X, Elon Musk, está processando sua empresa por permitir que sua IA virtualmente a colocasse em um biquíni sem seu consentimento.

Clair é uma das muitas pessoas nas últimas semanas que se viu despida sem a permissão do chatbot de IA do X, Grok. O chatbot tem atendido cautelosamente aos pedidos dos usuários para remover as roupas de muitas mulheres e de alguns aparentes menores de idade, ou colocá-las em poses ou cenários sexualizados. O recurso causou alvoroço entre legisladores de todo o mundo que iniciaram investigações e prometeram que leis novas e existentes deveriam impedir esse tipo de comportamento. Mas até agora, A beira descobriu, o bot continua atendendo às solicitações.

Clair entrou com uma ação contra xAI no estado de Nova York, solicitando uma ordem de restrição para evitar que xAI fizesse mais deepfakes dela, e o caso foi rapidamente transferido para um tribunal federal na quinta-feira. Ela alega que a empresa criou um incômodo público e que o produto é “excessivamente perigoso conforme projetado”, conforme O Wall Street Journal relatado anteriormente. O argumento é semelhante aos utilizados noutros casos de redes sociais que avançam este ano, centrando-se na responsabilidade do produto num esforço para contornar o forte escudo legal para alojamento de conteúdos ao abrigo da Secção 230.

St. Clair está sendo representada por Carrie Goldberg, que tem estado na vanguarda desse tipo de argumento contra as empresas de tecnologia. A reclamação argumenta que a Seção 230 não deveria proteger o xAI porque “o material gerado e publicado pela Grok é criação do próprio xAI”.

xAI abriu seu próprio processo contra St. Clair na quinta-feira no Distrito Norte do Texas, argumentando que ela havia violado seu contrato com a empresa ao levar sua disputa a um tribunal diferente, quando os termos de serviço da empresa exigem que ela registre reclamações exclusivamente no tribunal do Texas.

Em resposta a uma solicitação de comentário enviada ao e-mail de mídia da xAI, A beira recebeu o que parecia ser uma resposta automática: “Legacy Media Lies”.

The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *