Beneficiário do Bolsa Atleta, Vitor Tavares, atual número 3 do mundo na classe SH6, é um dos nomes que representam o Brasil na competição, que será disputada em fevereiro, no Bahrain
O apoio do Ministério do Esporte tem sido fundamental para a preparação dos atletas brasileiros que disputarão o Campeonato Mundial de Parabadminton 2026. Todos os 11 convocados são beneficiários do Bolsa Atleta e um dos principais destaques da delegação é Vitor Tavares, que afirma como o suporte financeiro recebido contribui diretamente para o alto rendimento e para o planejamento da temporada.
“O Mundial é a competição mais importante do ano. Estamos trabalhando com mudanças no meu estilo de jogo, trazendo novidades e ajustes estratégicos. A expectativa é performar bem e buscar o lugar mais alto do pódio”, afirma Vitor.
Entre os dias 7 e 14 de fevereiro, a cidade de Manama, capital do Bahrain, recebe o Campeonato Mundial de Parabadminton de nível Grade 1, uma das principais competições do calendário paralímpico internacional. O evento reunirá os melhores atletas do mundo e marca um ano de grandes desafios e conquistas para o paradesporto brasileiro.
Atleta da categoria Pódio do Bolsa Atleta, Vitor Tavares é contemplado pelo programa desde 2018. Medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, ele também entrou para a história ao conquistar a primeira medalha paralímpica do badminton para o Brasil. Atualmente, ocupa a terceira colocação do ranking mundial na classe SH6 e integra o grupo de 16 atletas brasileiros que disputarão o Mundial no próximo mês.
Convocações revelam a força do parabadminton brasileiro
A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) divulgou ainda em dezembro a relação de atletas convocados para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Parabadminton 2026. A seleção considera atletas campeões do Pan-Americano de Parabadminton 2025, além de critérios técnicos definidos pela entidade.
Entre os convocados estão nomes de destaque do parabadminton nacional nas classes WH1, WH2, SL3, SL4, SU5 e SH6, tanto no masculino quanto no feminino. A CBBd informa ainda que haverá uma terceira e última lista de convocação, que será divulgada oportunamente pelos canais oficiais da Federação Mundial de Badminton (BWF).
Até o momento, estavam convocados os medalhistas de ouro nas provas paralímpicas do Campeonato Pan-Americano de Parabadminton 2025.
Confira a lista de convocados:
Ana Carolina Coutinho Reis – SL4 – SP
Ana Gomes Pereira – WH1 – SP
Edwarda de Oliveira Dias – SL4 – PR
Julio Cesar Godoy – WH2 – DF
Kauana Michelson Beckenkamp – SL3 – PR
Marcelo Alves Conceição – WH1 – DF
Rogerio Junior Xavier de Oliveira – SL4 – PR
Vitor Gonçalves Tavares – SH6 – PR
Arthur Terencio Dias – WH1 – SP
Mikaela Costa Almeida – SU5 – SP
Yuki Roberto Rodrigues – SU5 – SP
Agência Gov é site parceiro do Blog do Esmael

Caderno Geral, Blog do Esmael.




