Weintraub provoca a UNE e lança carteira estudantil bolsonarista


O ministro da Educação, Abrahan Weintraub, lançou nesta segunda-feira (25) uma nova carteirinha de identidade estudantil. Em uma publicação no Twitter acompanhado de estudantes bolsonaristas do movimento “UNB Livre”, ele provocou a UNE por perder receita e não mais intermediar a expedição do documento estudantil.

Na live, Weintraub afirma que não tem “preconceito nenhum. Quem quiser fazer carteirinha com eles (UNE) pode continuar pagando R$ 35,00 para eles. E também a gente tá pensando em desenvolver um curso de artesanato para que eles possam repor a verba deles que eles vão perder: cachimbo de epoxi”, provocou.

A carteira estudantil digital foi criada por meio de uma Medida Provisória publicada em setembro pelo governo. Ela pode ser emitida gratuitamente pelo aplicativo do MEC, desde que o aluno tenha os dados cadastrados pela instituição de ensino em que está matriculado junto ao SEB.

O app já está disponível para smartphones que usam o sistema Android e deve chegar aos usuário da Apple até o fim deste segunda-feira.

Veja a live do ministro da Educação:

Economia

A carteira digital, gratuita aos alunos, custará R$ 0,15 por unidade aos cofres públicos. Em entrevista concedida na semana passada, Weintraub disse que os estudantes poderiam emitir o documento físico sem custos na Caixa Econômica Federal. Na coletiva desta segunda, ele disse que os custos seriam muito altos e que não é uma opção no momento.

LEIA TAMBÉM:

PSOL denuncia Weintraub à Comissão de Ética da Presidência após xingamentos nas redes

Weintraub, ‘ministro da má educação’, debocha de editorial do Estadão

Ministra Damares Alves abandona entrevista coletiva sem falar nada; assista

Até o momento a diretoria da UNE não se pronunciou sobre os ataques do ministro da Educação.