URGENTE: Explosão causa destruição em hotel no centro de Havana; veja as imagens

► Ao menos quatro mortos e 19 de feridos na explosão causada por um vazamento de gás

Uma forte explosão de origem ainda não identificada ocorreu na manhã desta sexta-feira (06/05), por volta das 10h50 locais (9h50 horário de Brasília) no hotel Saratoga, no centro histórico da capital cubana, Havana. Até agora, quatro mortes foram registradas.

Segundo imagens das redes sociais, parte da infraestrutura externa do prédio teria desmoronado e inúmeros destroços podem ser vistos. As autoridades temem o colapso das estruturas superiores do edifício.

O diretor nacional do Serviço Integrado de Emergência e Emergência Médica (SIUM), Carlos Ricardo Pérez Díaz, que se encontra no local do incidente, informa o número preliminar de 19 feridos.

Hotel Saratoga, em Havana, Cuba
Hotel Saragota, em Havana, explodiu com vazamento de gás

Por sua vez, o primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba, Luis Torres, elevou o número de mortos para quatro.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, acompanhado pela direção do governo cubano, chegou ao local dos acontecimentos.

Economia

Segundo informações da Presidência cubana, investigações preliminares indicam que a explosão foi causada por um vazamento de gás. Haverá mais detalhes sobre isso em breve.

No local estão forças do Corpo de Bombeiros e da Guarda Nacional em busca de pessoas que possam ter ficado presas pelos destroços resultantes da explosão.

Hotel Saratoga, Havana
Explosão no emblemático Hotel Saratoga de Havana. Presume-se a explosão da caldeira a gás.

No mesmo quarteirão há uma igreja protestante, bem como edifícios residenciais. Em frente a uma das fachadas do hotel encontra-se uma escola primária e o famoso Teatro Martí.

Segundo relatos, a explosão ocorreu quando o gás liquefeito estava sendo transferido para o hotel, embora as autoridades não tenham confirmado isso.

Na calçada em frente ao prédio fica a sede da Assembleia Nacional Cubana.

A fachada está destruída e cinco andares da instalação foram devastados. O hotel estava sem serviços.