A Ucrânia aconselhou as companhias aéreas a evitar sobrevoar as águas abertas do Mar Negro de segunda a sábado devido aos exercícios navais russos que estão ocorrendo lá, informou a Reuters.
Mais de 30 navios russos iniciaram exercícios de treinamento perto da península da Crimeia como parte de exercícios mais amplos da marinha, informou a agência de notícias RIA.
– A partir de amanhã, as companhias aéreas são aconselhadas a não voar … sobre esta área e planejar rotas ideais com antecedência, levando em consideração a situação atual – disse o serviço estatal de tráfego aéreo da Ucrânia.
O espaço aéreo ucraniano continua aberto e, mais cedo neste domingo, um assessor do chefe de gabinete do presidente disse que “não havia sentido” fechar os céus.
– O ponto mais importante é que a própria Ucrânia não vê sentido em fechar o céu. Isso não faz sentido. E, na minha opinião, parece um tipo de bloqueio parcial- disse Mykhailo Podolyak à Reuters, depois que a companhia aérea holandesa KLM suspendeu voos para a Ucrânia.
Rússia bloqueou o Mar Negro para uma “missão secreta”
A Rússia está realizando exercícios em larga escala nos mares Negro e Mediterrâneo para os quais bloqueia a “água e o céu” perto da Crimeia e até da Ucrânia.
Estas decisões foram tomadas, entre outras coisas, para bloquear a entrada nos Dardanelos e impedir que a OTAN aproxime os seus navios das fronteiras russas. Além disso, nas zonas de disparo de mísseis, os batedores dos EUA sempre “girando” lá não poderão voar – mais precisamente, eles podem, mas “por sua própria conta e risco”.
Moscou e Minsk já iniciaram manobras operacionais conjuntas “Allied Resolve-2022” na Bielorrússia. E em um futuro próximo, não menos exercícios de uma semana de larga escala da Marinha começarão. De acordo com o cronograma, treinamento ativo e operações de combate com lançamento de foguetes na região de Azov-Mar Negro.
Como escrevem os especialistas militares, “a missão dos exercícios é secreta, mas visa garantir a segurança do nosso país”.
Um grupo de ataque de submarinos russos e cruzadores do Projeto 1164 Marshal Ustinov, Varyag e Moskva entrará no Mar Mediterrâneo. Eles, “se alguma coisa, serão capazes de passar rapidamente do Mar Negro para a Crimeia – e estes são nada menos que três “flâmulas principais” das frotas russas.
Lembre-se que após a notificação da Marinha Russa, parte da área de água será fechada durante as manobras. Por exemplo, no Estreito de Kerch, as restrições entrarão em vigor da noite de 12 de fevereiro até a noite de 19 de fevereiro.
Presidente ucraniano só acredita vendo as ameaças de invasão russa
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy pediu para ver evidências para apoiar as alegações de que a Rússia pretende invadir a Ucrânia dentro de dias.
Segue-se relatos de que os EUA pegaram inteligência sugerindo que uma invasão poderia ser lançada já nesta quarta-feira.
O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, também disse ao Face The Nation da CBS no domingo que o presidente Putin poderia dar uma ordem para ação militar “essencialmente a qualquer momento”.
Falando no mesmo dia em uma transmissão ao vivo, Zelenskiy disse: – Entendemos todos os riscos, entendemos que existem riscos.
– Se você, ou qualquer outra pessoa, tiver informações adicionais sobre uma invasão 100% russa a partir do dia 16, por favor, encaminhe essas informações para nós – afirmou o conselheiro dos EUA.