Trump tentou golpe nos EUA há uma ano

Trump tentou dar golpe nos EUA há um ano

Após sofrer derrota eleitoral em novembro de 2020, o ex-presidente americano Donald Trump tentou dar um golpe de Estado no dia 6 de janeiro de 2021.

Era momento de o Capitólio (Congresso Nacional) confirmar a vitória do democrata Joe Biden quando militantes ligados ao republicano Trump invadiram mortalmente o prédio.

Cinco pessoas morreram durante a tentativa de golpe e um ano depois cerca de 700 pessoas estão sendo investigadas pelas autoridades dos Estados Unidos.

Em reportagem recente, o New York Times relatou o estreito relacionamento de Trump com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL).

Segundo denúncia do maior jornal do mundo, Bolsonaro ensaia um golpe parecido no Brasil nas eleições deste ano. Ou seja, se perder nas urnas procurará não entregar o cargo ao eleito –seja quem for o próximo presidente eleito.

No Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as pesquisas de intenção de votos em todos os institutos.

Ainda de acordo com o New York Times, a tentativa de golpe de Bolsonaro em 2022 poderá servir como “aprendizado” para as eleições americanas de 2024, quando Trump voltará a concorrer à Casa Branca.

Para as principais lideranças políticas brasileiras, a estibordo e a bombordo, como reportou o Times, a reavivação do caso da facada pode ter relação umbilical, um pretexto, para um novo golpe na democracia do País. O truque eleitoral já estaria em andamento.