Trump derrotaria Biden, se as eleições fossem hoje, diz pesquisa inédita

Se as eleições presidenciais americanas fosse hoje, o ex-presidente republicano Donald Trump derrotaria o presidente democrata Joe Biden.

Segundo pesquisa Harvard CAPS-Harris Poll, divulgada nesta terça-feira (29/03), Trump tem o apoio de 47% do eleitorado ante 41% de Biden.

O levantamento foi publicado pelo jornal independente The Hill, fundado em 1994, com sede em Washington (DC).

Bolsonaro pode convidar Donald Trump para tentar a reeleição em outubro deste ano

De acordo com o levantamento inédito, 12% por cento dos eleitores estão indecisos.

Os eleitores americanos voltarão às urnas para escolher o presidente somente em 2024, no entanto, em novembro deste ano haverá disputa parlamentar nos Estados Unidos, que são o presságio sobre as eleições para a Casa Branca daqui a dois anos.

Na pesquisa presidencial do The Hill, a vice-presidente Harris tem um desempenho ainda pior em um confronto hipotético com Trump. Ele venceria por 49% a 38 por cento Harris.

Economia

Para especialistas, as primeiras pesquisas em que Trump está em vantagem sobre Harris e Biden falam menos sobre a popularidade do ex-presidente e mais sobre os atuais desafios de Biden e seu governo com os eleitores.

A pesquisa encontrou a aprovação atual de Biden em apenas 39%, enquanto a maioria dos entrevistados disse que tanto a economia dos EUA quanto o país como um todo estão no caminho errado.

Trump continua sendo o favorito para a indicação do Partido Republicano em 2024, com 59% dos eleitores republicanos dizendo que o apoiariam se ele tentasse outra chance na Casa Branca.

A pesquisa Harvard CAPS-Harris Poll com 1.990 eleitores registrados foi realizada de 23 a 24 de março. É uma colaboração do Centro de Estudos Políticos Americanos da Universidade de Harvard e da Harris Poll.