Um supermercado de Ponta Grossa (PR) fez uma propaganda interna para lá de infeliz, associando uma promoção de vassouras a uma mulher negra. Uma foto foi parar nas redes sociais e o resultado foi uma forte polêmica e muita revolta.
A loja é da rede Condor, que está presente em diversas cidades do Paraná.
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Em nota de repúdio, o Movimento das Mulheres Negras de Ponta Grossa (Moolaadé) aponta que o estabelecimento construiu a representação da mulher negra com os “mais repulsivos estereótipos, que partem da sexualização do corpo, chega ao cabelo ‘de vassoura’, caminha pelo lugar de serviçal até chegar à ‘nega maluca’”.
O documento também é assinado pelo Instituto Sorriso Negro.
“A imagem do negro e negra segue estereotipada e estigmatizada desde o século XIX em nossa sociedade. A sociedade não consegue se desprender da imagem da(o) negra (o) enquanto servil, mesmo depois da(o) negra(o) liberta(o)”, frisa o documento.
O supermercado retirou a propaganda e colocou a culpa em um trabalhador terceirizado.
As informações são do Paraná Portal.
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.