delubio soares blog do esmael

STJ inocenta Delúbio Soares e declara Lava Jato incompetente para julgar ex-tesoureito do PT

O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, foi inocentado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a Lava Jato declarada incompetente para julgá-lo. Com isso, todos os atos da 13ª Vara Federal de Curitiba foram declaradas nulas. A decisão foi do ministro Ribeiro Dantas, nesta sexta-feira (3/3), ao analisar um habeas corpus.

“Reconhecida a incompetência da Justiça Federal, devem ser considerados nulos os atos decisórios, ressalvada a possibilidade de ratificação pelo juízo competente”, decidiu o ministro do STJ, ao remeter a ação para a Justiça Eleitoral. De acordo o ex-tesoureiro do PT, em entrevista ao Blog do Esmael, ocorreu prescrição nesse processo.

A inocência de Delúbio Soares foi reconhecida pelo STJ à medida que a Lava Jato, na época de Sergio Moro e Deltan Dallagnol, agiam política e ideologicamente contra o PT. O objetivo deles era tirar Luiz Inácio Lula da Silva da corrida presidencial e, consequentemente, chegar ao poder. Parcialmente, eles tiveram êxito. Moro hoje é senador do União, pelo Paraná, enquanto Deltan é deputado federal pelo Podemos, também do Paraná.

Economia

Delúbio tinha sido condenado pelo crime de lavagem de dinheiro. Ele foi preso cumpriu dois anos de prisão, um ano em regime fechado e outro ano com medidas restritivas [tornozeleira eletrônica].

Moro e Dallagnol pretendiam ser o juízo “universal” com a Lava Jato, mesmo que isso significasse o sacrifício do Estado Democrático de Direito e da Constituição Federal.

Turismo Foz

Segundo a decisão do ministro Dantas, houve incompetência material da 13ª Vara Federal de Curitiba, isto é, a matéria era de natureza eleitoral, o popular caixa dois, porém, como a luta da Lava Jato tinha o componente político, atraiu ilegalmente para o juízo de Curitiba.

Essa é a segunda vitória de Delúbio Soares acerca da Lava Jato, depois de ter anulado e arquivado uma outra Ação Penal em 2021.

O advogado do ex-tesoureiro do PT, Pedro Paulo de Medeiros, destacou a importância da decisão considerando-a histórica, por ter finalmente reconhecido a ilegalidade e arbitrariedade que revestiram a Lava Jato durante esses anos todos.

Aqui você lê a íntegra da decisão do STJ.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Londrina Sustentabilidade