Partido de Deltan Dallagnol pode ganhar mais um deputado com decisão do STF

STF decide por maioria: Luiz Carlos Hauly assume vaga de Dallagnol na Câmara, contrariando TRE-PR

A Parcial é de 6 votos a três a favor de Hauly

Em uma decisão que contraria o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter Luiz Carlos Hauly, do Podemos, na vaga deixada por Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados. O ex-procurador da Lava Jato teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de forma unânime. A Mesa Diretora da Câmara já havia confirmado a perda do mandato na terça-feira (6/6).

O caso foi levado ao STF por meio de um recurso apresentado pelo Podemos, e o ministro Dias Toffoli concedeu uma decisão liminar determinando que a vaga pertence ao partido, mantendo Hauly como o deputado empossado. O plenário virtual do Supremo formou maioria nesta sexta-feira (9/6) para confirmar essa decisão.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná havia decidido que a vaga de Deltan deveria ficar com o deputado Itamar Paim, do PL. Segundo o TRE, como nenhum outro candidato do Podemos atingiu 10% do quociente eleitoral, a vaga deveria ir para o PL. No entanto, o STF reverteu essa decisão e manteve a vaga com o Podemos.

Economia

A decisão do STF ainda aguarda o voto do ministro Nunes Marques. O julgamento no plenário virtual será encerrado no fim da noite.

Deltan Dallagnol teve seu mandato cassado pelo TSE por ter pedido exoneração do cargo de procurador da República enquanto ainda estava sendo investigado por infrações disciplinares no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os ministros entenderam que essa atitude configurou uma tentativa de escapar de possíveis punições e que, portanto, Dallagnol não poderia se candidatar de acordo com as leis da Ficha Limpa e da Inelegibilidade.

Turismo Foz

Luiz Carlos Hauly, que assumirá a vaga de Dallagnol na Câmara, é um político com vasta experiência, tendo sido vereador, prefeito de Cambé e deputado federal por sete vezes. Ele já atuou como secretário estadual da Fazenda no Paraná e possui formação em Economia e Educação Física. Nas eleições de 2022, Hauly declarou cerca de 1,5 milhão de reais em bens e obteve pouco mais de 11 mil votos.

Com essa decisão do STF, o caso de Deltan Dallagnol e a definição do novo ocupante da vaga na Câmara dos Deputados ganham desfechos que impactam diretamente a representatividade política. Acompanhe mais informações sobre o tema no Blog do Esmael.

Quem é Luiz Carlos Hauly

Luiz Carlos Jorge Hauly, 72 anos, é professor, profissional de educação física, economista, filiado ao Podemos. Ele tem uma longa e variada carreira política no estado do Paraná.

Hauly já foi deputado federal por sete mandatos consecutivos, representando o Paraná de fevereiro de 1991 a fevereiro de 2019. Durante sua gestão, ocupou diversos cargos, inclusive o de secretário de Estado da Fazenda nos governos Álvaro Dias e Beto Richa.

Na Câmara, ele se destacou como tributarista.

Também foi prefeito e vereador de Cambé. Hauly é formado em educação e economia, tendo se formado em educação física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1974 e em economia em 1982, também pela UEL.

LEIA TAMBÉM