‘Somos contra a privatização da Eletrobrás’, diz Lula

O ex-presidente Lula disse nesta terça-feira (22/02) que ele e o PT são contra a privatização da Eletrobras. A declaração foi dada durante entrevista na Rádio Passos FM, que cobre as regiões o Sul e Sudoeste de Minas Gerais.

– Quero deixar bem claro que eu e o PT somos contra a privatização da Eletrobrás – afirmou Lula.

O petista disse que não há necessidade de se vender um patrimônio construído pelo povo brasileiro, que regula o sistema elétrico, e que pode impedir preços abusivos nas contas de energia.

Lula ainda constatou que o preço do combustível é caro no tanque, mas também no mercado, porque impacta no preço dos alimentos no Brasil.

Segundo o ex-presidente, o preço dolarizado dos combustíveis concentra riqueza nas mãos dos mais ricos e tira recurso dos mais pobres.

– Não existe nenhuma razão técnica ou político-econômica para a Petrobrás tomar a decisão de internacionalizar o preço dos combustíveis, a não ser para atender os interesses dos acionistas, principalmente aqueles que ficam lá em Nova York.

Economia

Lula sinaliza que, além revogar privatizações, se eleito, vai rever a política de Preço de Paridade de Importação (PPI), que considera nos cálculos dos reajustes dos combustíveis as variações cambial e da cotação do petróleo internacional, além dos custos logísticos para trazer os produtos de outros países.

Ou seja, o petista é contra a venda de combustíveis no País em dólar enquanto os brasileiros recebem em real.

Na entrevista, Lula disse que também irá rever a reforma trabalhista, que ele considera uma destruição.

– É como se eles tivessem dinamitado os direitos dos trabalhadores, tudo que construímos desde 1942, quando foi criada a CLT – comparou.

Sobre a educação, o ex-presidente Lula lembrou que os governos do PT fizeram quase 500 escolas técnicas, muito mais que a elite brasileira tinha feito em 100 anos.

– Por séculos, a elite brasileira tratou esse país como uma nação de escravos. Os filhos deles estudavam na Europa e o Brasil só teve universidade no século XX. O ministro da educação do Bolsonaro diz que universidade tem que ser para poucos. É essa mentalidade que atrasa o Brasil – criticou.

Para Lula, o autoritarismo do presidente Jair Bolsonaro (PL) vai impondo as coisas sem respeito ao comportamento democrático. Então, analisa, tudo que foi construído nesse país está sendo destruído.

– Em Passos [MG], Bolsonaro parou com construção de creches, do Minha Casa, Minha Vida. É um governo de destruição e Fake News – disse o ex-presidente.