Sobrou para Ratinho Junior a ação de bandidos em Guarapuava: ‘Tragédia anunciada’, diz pré-candidato do PSDB ao governo do PR

► O Paraná está vulnerável enquanto o governador faz propaganda, diz tucano

O governador Ratinho Junior (PSD) bem que tentou transformar a crise na segurança pública do Paraná em gol. Ele chegou a registrar no site que o ‘planejamento das forças de segurança impede assalto a transportadora em Guarapuava‘, no entanto, na vida real, a oposição atribuiu ao mandatário o ataque à cidade.

Segundo o ex-deputado e ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, pré-candidato do PSDB ao governo do Paraná, era uma “tragédia anunciada” em face do descaso que o governo Ratinho Junior vem tratando a segurança pública no estado.

Assalto frustrado em Guarapuava (PR) vira espetáculo midiático enquanto segurança pública pede socorro

– Foram horas de tiroteio pesadíssimos, o batalhão atacado. Era uma tragédia anunciada com falta de investimentos e valorização dos policiais – disse o tucano.

Silvetri ainda disse que a inteligência dos bandidos foi mais eficiente que a da Segurança Pública.

– O Paraná está vulnerável enquanto o governador faz propaganda – afirmou o pré-candidato, disse em alusão à farra publicitária do governo de Ratinho Junior.

Mais de 30 criminosos fortemente armados tentaram assaltar uma empresa de transporte de valores na noite deste domingo (17/04) e início da madrugada desta segunda-feira (18/04).

Economia

Assistir ao vídeo

ALEP vê graves problemas na segurança pública do PR

Na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o assunto também ecoou. O líder do governo na Casa, deputado Marcel Micheletto (PL), disse que no governo anterior [Beto Richa, do PSDB] os policiais empurravam viaturas por falta de gasolina.

Antes, porém, o deputado Soldado Fruet (PROS), considerado o “Terror do Palácio Iguaçu”, disse que apenas duas viaturas estavam aptas na cidade de Guarapuava, que tem mais de 180 mil habitantes. Seis viaturas estariam “baixadas” [estragadas e sem condições de uso].

Fruet também atribuiu a ousadia dos criminosos à falta de valorização dos policiais.

O líder da oposição na ALEP, deputado Arilson Chiorato, também acusou o governo Ratinho Junior de fazer fake news com o terror em Guarapuava. Segundo ele, não foi o planejamento da secretaria ou a inteligência do governo que frustraram o assalto à transportadora de valores.

Chiorato disse que os policiais militares e membros das forças de segurança que enfrentaram os assaltantes conseguiram evitar que a situação fosse muito pior.

– Quero parabenizar a coragem e rapidez da Polícia Militar e das forças de segurança, que conseguiram fazer com que a situação não fosse muito pior. A polícia do Paraná, maltratada pelo governo Ratinho Junior, precisa de atenção e valorização – discursou o líder oposicionista.

– Não levaram os valores porque faltou dinamite, os bandidos planejaram errado. Pensavam que o cofre tinha uma porta, mas tinha duas. Eles não previram isso – disse o deputado Tadeu Veneri (PT).

O deputado Requião Filho (PT) destacou que a Polícia Militar “fez milagres” ao evitar o assalto.

– Nossa PM faz milagres! Com salários defasados, condições precárias, jornadas extenuantes e equipamentos velhos, evitaram um grande roubo em Guarapuava. Minha solidariedade aos policiais e moradores feridos, desejo uma breve recuperação e continuarei cobrando condições dignas.

Sobre Guarapuava

Guarapuava tem 181 504 habitantes, segundo estimativas do IBGE de 2019. Considerado um polo regional de desenvolvimento com forte influência sobre os municípios vizinhos, faz parte também de um entroncamento rodoferroviário de importância nacional denominado corredor do Mercosul, entre os municípios de Foz do Iguaçu e Curitiba.

O município de Guarapuava possui 117 mil eleitores e está entre os 10 maiores colégios eleitorais do Paraná.