Sindicato dos professores de Santa Catarina denuncia ao MPE deputada eleita pelo PSL

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), Regional São José, entrou nesta segunda-feira (29) com uma denúncia no Ministério Público (MPSC) contra a deputada estadual eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL) por ela incitar alunos a entregar professores “doutrinadores”.

No Facebook, Ana Caroline, que é do mesmo partido de Jair Bolsonaro (PSL), pediu para que os estudantes mandem para ela áudios e vídeos com o nome dos professores que praticarem doutrinação ideológica durante às aulas.

Na denúncia ao MPSC, o Sinte afirma que a atitude da deputada eleita “incita a coação dos professores em sala de aula e promove o desrespeito aos educadores, comprometendo a didática pedagógica profissional”.

O Sindicato também divulgou uma nota conjunta com outras entidades que representam trabalhadores da educação dizendo que a atitude de Ana Caroline é um “ataque a liberdade de ensinar do professor”.

“Esse tipo de ameaça publicada em rede social é um ataque à liberdade de ensinar do professor (liberdade de cátedra), tipicamente aplicado em regimes de autoritarismo e censura”, diz trecho da nota.