Russomanno diz que foi criado por mãe de leite negra e não é racista

O candidato a prefeito de São Paulo Celso Russomanno (Republicanos) disse que “não vê diferença entre negros e brancos” e que “tem grandes amigos que são negros”.

“Eu não vou polarizar essa questão. Eu fui criado por uma mãe de leite, negra. Eu sou uma pessoa que não vejo diferença entre os negros e os brancos. Tenho grandes amigos que são negros. E tive namorada, inclusive. Eu não tenho problema nenhum com isso. Agora, a prefeitura não pode fazer uma campanha e não dizer para população o que é que ela está fazendo”, disse ele em sabatina do UOL.

A fala foi um tentativa desastrada de provar que ele não é racista.

Ele criticou uma ação da Prefeitura no Dia da Consciência Negra, com o uso de imagens de punhos fechados em semáforos da cidade. Para ele, essa ação foi “vandalismo”.

Para o também candidato, Orlando Silva, a entrevista de Russomano foi “uma enciclopédia de racismo”.

“É REPUGNANTE, como não poderia deixar de ser vindo de um bolsonarista. Entre tantas barbaridades, a maior: Russomano diz, com orgulho, que foi criado por ‘mãe de leite negra’.” Escreveu Orlando em seu Twitter.

Economia

Orlando também lembrou o que eram as amas de leite nos tempos da escravidão:

“É difícil pensar em algo mais violento que a vida das escravizadas submetidas à condição de amas de leite: estupradas e obrigadas a ter filhos permanentemente, separadas deles com violência, compradas, vendidas, alugadas para cumprir esta função que as brancas rejeitavam.”

“Não falta na entrevista, é claro, os clássicos do racismo “tenho até amigos negros”, “até namorei negras”. Mas nada me revolta mais, como negro, do que essa afirmação abjeta sobre as amas de leite. Isso dói na alma de quem conhece a história da escravidão e o racismo estrutural.” Completou o comunista. 

Com informações do UOL.

Datafolha: Russomanno recua mais e empata em 2º com Boulos e França

TVT e RBA transmitem hoje debate entre candidatos a prefeito de São Bernardo (SP)

Bolsonaro volta a fazer piadas homofóbicas com o Guaraná Jesus; assista ao vídeo